domingo, 2 de Novembro de 2025  10:58
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
05-04-2005

Exéquias de João Paulo II decorrerão


Papa / Óbito

As exéquias de João Paulo II decorrerão sexta-feira "segundo a tradição" para os funerais dos Papas, na ausência de qualquer vontade particular manifestada pelo Sumo Pontífice, anunciou hoje o director do serviço de imprensa do Vaticano, Joaquim Navarro-Valls.

Os cardeais reunidos hoje para a sua primeira congregação geral subsequente à morte do Papa decidiram que a missa de exéquias se realizará sexta-feira às 10:00 (09:00 em Lisboa), na Basílica de São Pedro.

A liturgia, celebrada pelos cardeais e por patriarcas das Igrejas orientais (ligadas ao Vaticano), será presidida pelo cardeal Joseph Ratzinger, decano do colégio de cardeais.

O corpo de João Paulo II será depois trasladado para a cripta da Basílica.

Caso as exéquias decorram em moldes semelhantes aos das cerimónias fúnebres de João Paulo I, a liturgia deverá desenrolar-se em quatro tempos:

- A procissão dos celebrantes acompanha o féretro de ciprestes de João Paulo II, que será transportado do interior da Basílica até ao adro, enquanto o coro da Capela Sistina canta o "Requiem". Um livro dos Evangelhos é deposto sobre o féretro, colocado diante do altar. Os celebrantes dispõem-se depois ao centro, os membros do coro (Capela Sistina e Capela Pontifícia) à esquerda e as delegações oficiais à direita.

- A missa solene inicia-se com o Confiteor (ritual de confissão dos pecados no início da missa) e com orações. Durante a liturgia da palavra são lidos excertos do livro do Apocalipse, dos Actos dos Apóstolos e dos Evangelhos. Para João Paulo I tratou-se de um excerto do Evangelho de João, que narra o episódio em que Cristo pergunta a Pedro (considerado o primeiro dos Papas) se ele o ama e se o seguirá até ao fim.

O cardeal Ratzinger, decano do colégio de cardeais, profere a homilia. Contrariamente às outras celebrações, nesta não há oração dos fiéis. Segue-se a eucaristia. A comunhão é distribuída por centenas de padres. A missa prossegue com as últimas recomendações e a recitação da litania dos santos. O vigário de Roma (cardeal Camillo Ruini) recita a oração do adeus.

- O féretro é novamente transportado para o interior da basílica, acompanhado do cântico "in paradisum". Na capela de Santa Marta o caixão é colocado dentro de um segundo féretro, de chumbo, que, por sua vez, é colocado dentro de um terceiro caixão, de olmo.

- Os restos mortais do Papa são depois trasladados para a cripta da Basílica, onde, por fim, é sepultado na presença de cardeais, família e próximos do Sumo Pontífice.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®