domingo, 2 de Novembro de 2025  22:12
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
05-04-2005

Elevadores de passagem de nível vão voltar a funcionar


Aveiro

O presidente da Câmara de Aveiro, Alberto Souto (PS), assegurou segunda-feira que os elevadores da denominada passagem de nível do "Pingo Doce", na cidade, inactivos devido a vandalismo, voltarão a funcionar, evitando a travessia da linha ferroviária.

Os elevadores foram instalados juntamente com a escadaria de passagem para os peões, após o encerramento daquela passagem de nível, junto ao cruzamento da estrada de S. Bernardo, mas têm estado inoperacionais.

De acordo com o que alguns moradores da zona expuseram segunda- feira na reunião pública da Câmara Municipal de Aveiro, por causa disso "as pessoas atravessam a linha, nomeadamente alguns idosos, senhoras com carrinhos de bebé e deficientes físicos, que não conseguem subir as escadas íngremes da passagem para peões".

"Um dia destes há ali uma desgraça", alertaram, pedindo ao executivo municipal que tome medidas.

Segundo o vereador Eduardo Feio, os elevadores estão desligados devido a actos de vandalismo e a autarquia vai fazer nova tentativa para os colocar ao serviço, instalando também um sistema de vídeo-vigilância para aumentar a segurança na zona.

Além do problema da passagem de peões, os moradores queixaram- se ainda à autarquia de transtornos causados pelas obras de modernização da Linha do Norte.

O barulho do trabalho nocturno da REFER não os deixa dormir, segundo se queixaram, e algumas casas estão a ser prejudicadas por ter sido retirada uma conduta sob a linha, por onde passavam as águas pluviais, que agora se infiltram nas construções.

O presidente da autarquia assegurou que irá transmitir à REFER as preocupações dos residentes e que os elevadores serão recolocados a funcionar.

Durante a reunião foi ainda anunciada uma operação de realojamento no Bairro de Santiago, em casas de renda social, das famílias que vivem na Cova das Agras.

O executivo municipal pretende tomar posse administrativa das habitações degradadas da Cova das Agras, cuja construção é ilegal (em zona de Reserva Ecológica), para as demolir.

Uma dezena de famílias vive na Cova das Agras, em condições que a Câmara considera serem de "insalubridade, degradação e insegurança", pelo que vai notificar os proprietários daquela decisão.

A seguir à Cova das Agras será a vez de serem realojadas as famílias da "Ilha do Canastro", segundo referiu o presidente da autarquia.

Para responder às necessidades de habitação social do concelho está a ser construído um novo bairro em Cacia, com 21 casas, e para as Agras do Norte está a ser projectado um empreendimento em parceria com uma cooperativa de habitação.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®