domingo, 2 de Novembro de 2025  05:46
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
05-04-2005

Vaticano ainda desconhece nome do cardeal 'in pectore' nomeado


Papa / Óbito

A identidade de um cardeal que João Paulo II nomeou em 2003 mas cujo nome não revelou permanece desconhecida para o Vaticano, afirmou hoje o seu porta-voz, Joaquín Navarro-Valls.

"Até agora, não sabemos nada sobre esse assunto", disse o porta-voz numa conferência de imprensa após mais uma reunião do Colégio dos Cardeais que prepara o funeral do Papa, falecido sábado, e o conclave que vai eleger o seu sucessor.

Quando nomeou 31 novos cardeais em Outubro de 2003, João Paulo II anunciou que mantinha um dos nomes "in pectore" (no coração), uma figura prevista no direito canónico e que é habitualmente usada quando um Papa quer distinguir um prelado cuja nomeação pode representar um risco para o próprio ou para as relações do Vaticano com um determinado Estado ou apenas por questões de oportunidade.

Segundo o porta-voz, o Papa João Paulo II deixou "um documento", um testamento espiritual, que ainda não foi lido pelos cardeais reunidos em congregação e que o porta-voz disse não saber quando vai ser lido.

Esse texto pode ou não conter a identificação do cardeal "in pectore", frisou, acrescentando que o Vaticano revelará o nome do cardeal se ele for referido no testamento espiritual.

O direito canónico estabelece que o cardeal +in pectore+ só se torna cardeal, gozando dos direitos e deveres respectivos, se o seu nome for divulgado pelo Papa que o nomeou, mas não determina que essa revelação seja feita oralmente.

Entre os direitos e deveres figura a eleição do novo Papa, em que participam todos os cardeais com menos de 80 anos. Actualmente, o número de cardeais eleitores é de 117.

Se a identidade nunca for revelada, o cargo perde-se, o que já aconteceu, mais do que uma vez, com outros Papas.

Analistas de assuntos religiosos têm referido três nomes possíveis: o arcebispo de Moscovo, Tadeusz Kondrusiewicz, muito criticado pelo patriarca ortodoxo local, o arcebispo de Hong Kong, Joseph Zen Ze-Kiun, cuja nomeação podia criar um conflito com o governo chinês, e o arcebispo polaco Stanislaw Dziwisz, secretário pessoal de João Paulo II.

Durante o seu pontificado, João Paulo II nomeou três outros cardeais +in pectore+, cujos nomes revelou ainda em vida: Marian Jaworski, arcebispo de rito latino de Lviv (Ucrânia), Janis Pujats, de Riga (Letónia) e Ignatius Kung Pin-Mei, um velho bispo chinês que passou 30 anos nas prisões do regime comunista.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®