domingo, 2 de Novembro de 2025  05:39
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
20-04-2005

Novo quartel dos bombeiros sem despesas acrescidas


Oliveira do Bairro

Oliveira do Bairro

Novo quartel dos bombeiros sem despesas acrescidas

A Associação Humanitária dos Bombeiros de Oliveira do Bairro assinalou, no penúltimo domingo, a passagem do 31º Aniversário. Uma data que também marca a passagem de um ano no novo quartel.

Rui Barqueiro, presidente da Colectividade, em entrevista ao JB, afirma que o novo edifício não originou o agravamento das despesas ao contrário do esperado. No entanto, refere que as despesas de exploração tiveram um agravamento pelo que obrigaram a tomar medidas cautelares, a fim de evitar uma crise financeira.

“Evitar crise económica”

Jornal da Bairrada - Com a mudança de quartel o que mudou nos bombeiros?

Rui Barqueiro -A Associação e o Corpo de Bombeiros passaram a dispor de um espaço edificado com mais funcionalidades e adaptado às exigências actuais de comodidade para os bombeiros, colaboradores, e associados.

A nova sede e quartel são um equipamento que foi pensado e executado de forma a proporcionar melhor qualidade em ambiente de trabalho, proporcionando mais dignidade e estímulo a todos quantos se prestem a servir a Humanidade.

- Agora, que as despesas são outras, como está a vida financeira da instituição?

- Curiosamente, o equipamento em si, edifício, e o espaço envolvente, não trouxeram um agravamento das despesas.

Na energia gastámos menos em 2004 do que em 2003, com a limpeza e conservação, pouco mais em 2004 e outras despesas directamente relacionadas, não trouxe agravamento.

Financeiramente, embora as receitas de 2004 tenham crescido, devido a prestação de serviços, donativos, subsídios, as despesas ditas de exploração tiveram um agravamento que nos obrigam a tomarmos medidas cautelares a fim de evitarmos a crise financeira.

“Cumprimentos das missões”


- A AHBVOB tem sido acarinhada pela população como deve ser?

- As ajudas em forma de donativos e, sobretudo, as palavras elogiosas, que muitas vezes nos dirigem, são o testemunho da empatia que a Associação e o Corpo de Bombeiros geram no seio da comunidade.

- Quais os objectivos futuros da actual direcção?

- Em termos de objectivos imediatos, estão definidos no Plano de Actividades e do Orçamento para 2005 aprovados em Assembleia-geral de Dezembro de 2004.

No âmbito do socorro será sempre proporcionar ao Corpo de Bombeiros os meios e equipamentos ideais para o cumprimento das suas missões

A nível de actividades associativas, por exemplo, desejamos que os nossos jovens atletas de natação, e os professores que os orientam e treinam, cheguem a patamares superiores no seu desempenho.

- O constante desenvolvimento do concelho tem sido acompanhado pelo crescimento da corporação.

- Vou considerar duas respostas:

Por um lado, o crescimento demográfico do concelho reflecte-se, directamente, no número de associados que anualmente se inscrevem, o que, para nós, é muito gratificante e sinal da empatia já referida.

Por outro, o crescimento demográfico e dos sectores produtivos primário, secundário e terciário, do parque urbano, da circulação rodoviária, não esquecendo que fazemos o socorro na Auto Estrada, da circulação ferroviária, com os factores de risco inerentes, tem sido correspondido, não tanto como desejamos, em investimentos para o socorro, seja de que tipo for.

Pela avaliação, que fazemos com o Comandante da corporação, temos a certeza de que muito há para fazer na área do socorro, investindo na formação, aquisição de viaturas, materiais, equipamentos, e mesmo na protecção individual dos Bombeiros. Investimentos que nos obrigam a mais recursos financeiros dos que dispomos actualmente, mas que, paulatinamente, vão sendo efectuados.

É, no seu todo, esse crescimento, que tem induzido o desenvolvimento do concelho e, obviamente, da Associação e do seu Corpo de Bombeiros.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®