domingo, 2 de Novembro de 2025  07:32
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
06-05-2005

CDS quer crescer nas eleições para preparar caminho para 2009


Autárquicas

A principal aposta do CDS-PP nas próximas autárquicas vai ser o crescimento do partido para preparar as eleições de 2009, disse à Lusa o secretário-geral dos democratas- cristãos, Martim Borges de Freitas.

"A aposta séria do CDS vai ser o aumento do número de autarcas e vereadores. Não é exigível a um partido que oscila entre os sete e os dez por cento que ganhe câmaras a torto e a direito", justificou o secretário-geral e coordenador autárquico do partido.

Para Martim Borges de Freitas, as autárquicas de Outubro devem servir também para "que em 2009, o CDS se possa apresentar com uma força que ainda não tem".

"Estas autárquicas são um momento único para fazer crescer o CDS", sublinhou, escusando-se a apontar metas em termos de número de Câmaras a conquistar, até porque o trabalho de levantamento no terreno ainda não terminou.

No próximo sábado, o secretário-geral irá reunir-se com representantes das estruturais locais onde existiram coligações nas últimas autárquicas.

"Queremos saber como decorreram estes quatro anos, se há vontade de renovar as coligações e, não havendo, qual a capacidade de resposta do partido", explicou.

A estas estruturas, o secretário-geral vai deixar uma orientação clara da direcção: não existirão quaisquer coligações autárquicas com o Partido Socialista.

Nas eleições autárquicas de 2001, o CDS-PP concorreu sozinho a 195 dos 308 concelhos do país e conseguiu três presidências de Câmara:

Marco de Canavezes, Oliveira do Bairro e Corvo (Açores).

No entanto, as perspectivas de manutenção destes municípios não são as melhores: Avelino Ferreira Torres, candidato em 2001 pelo Marco vai agora concorrer como independente por Amarante, e Acílio Gala não se recandidata em Oliveira do Bairro, tendo já sido apresentada Leontina Novo para este concelho.

Só no Corvo se mantém a hipótese de o CDS apresentar o mesmo candidato, o antigo carteiro Manuel Greves, além de ter conseguido "recuperar" Daniel Campelo para uma candidatura pelo partido à Câmara a que já preside, Ponte de Lima.

Em 2001, o CDS concorreu coligado com o PSD em 43 concelhos, coligações de que resultaram 16 presidências de Câmara e aliou-se ao PS em sete concelhos, mas sem qualquer vitória.

Na moção com que se tornou líder do partido, "2009", José Ribeiro e Castro definiu as condições em que poderão existir coligações: se essas forem uma hipótese vencedora, se corresponderem ao desejo das estruturas locais e se se adequarem aos objectivos nacionais do partido.

O gabinete autárquico do CDS-PP deverá estar concluído na próxima semana, altura em que terminará também o levantamento da situação no terreno.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®