domingo, 2 de Novembro de 2025  02:27
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
06-05-2005

191 bandeiras azuis este ano, mais 29 do que no ano passado


Praias

O galardão da qualidade balnear "Bandeira Azul" vai ser este ano atribuído a 191 praias, mais 29 do que no ano passado, anunciou hoje a Associação Portuguesa Bandeira Azul.

A região centro ganhou oito novos galardões e manteve a bandeira azul na praia de Mira, recordista há 18 anos na atribuição dos símbolos de qualidade balnear.

No entanto, alguns dos novos galardões devem-se a novas designações de praias que até ao ano passado incluíam numa só zona balnear várias frentes de praia.

"As 191 zonas balneares que vão içar a bandeira representam cerca de metade das praias portuguesas", afirmou à agência Lusa o presidente da associação, José Archer.

A Região de Lisboa e Vale do Tejo foi a que mais contribuiu para o aumento de galardões este ano, com 11 novas praias a içar a bandeira.

Embora tenha perdido cinco galardões (praias do Magoito, Conceição, Duquesa, Medos e Acácias), Lisboa e Vale do Tejo conquistou 16 novas bandeiras: duas no concelho de Sesimbra, cinco em Almada, quatro em Cascais, duas em Peniche, uma em Torres Vedras, uma em Sintra e mais uma em Mafra.

"É o caso, em Almada, das praias da rainha, Cabana do Pescador ou Sereia, que estavam incluídas na Acácias", explicou José Archer.

A melhoria da região centro deve-se à atribuição de quatro novos galardões a praias da Figueira da Foz, o que só foi possível com o fim das obras previstas no Plano de Ordenamento da Orla Costeira (POOC).

O Norte foi a única região do país a perder bandeiras, passando das 35 no ano passado para 32 este ano.

Apesar dos novos galardões para as praias nortenhas de Matosinhos e da Frente Azul (Espinho), perdeu-se uma bandeira azul no concelho de Caminha (Caminha) e mais quatro em Vila Nova de Gaia (Lavadores, Valadares Sul, Francemar e Miramar).

O Algarve ficou com 48 galardões, mais cinco que em 2004: em Vila do Bispo (praia da Cordoama), em Albufeira (Olhos de Água), em Loulé (Duna), em Vila Real de Santo António (Manta Rota) e Castro Marim (Alagoa-Altura).

Os Açores têm 25 praias com galardão, mais seis do que em 2003.

Embora as praias de Sargentos (Praia da Vitória) e S. Lourenço (Vila do Porto) tenham perdido o símbolo da qualidade, oito novas praias foram galardoadas: em Angra do Heroísmo (Negrito e Praínha), Praia da Vitória (Prainha), Horta (Varadouro), Povoação (Ribeira Quente) e Vila Franca do Campo e Prainha de Agua d'Alto).

A Madeira conseguiu 14 bandeiras, mais duas do que em 2003 nas praias de Ribeira do Faial (Santana) e Laje (Porto Moniz).

As 191 bandeiras conquistadas este ano em Portugal vão agora ser alvo de uma nova inspecção pela Associação Portuguesa da bandeira Azul, para certificar que a partir de 01 de Junho, quando começa a época balnear, continuam a cumprir os requisitos da qualidade.

Entre os critérios da atribuição da bandeira azul estão a qualidade da água, a educação e gestão ambiental (não podem haver cães nas praias) e equipamentos como os caixotes de lixo, limpeza de sanitários e veículos motorizados a circular.

Comparando com anos anteriores, este é o ano com mais bandeiras.

Em 1987 foram atribuídas as primeiras 61 bandeiras a praias portuguesas, dez anos depois este número chegava aos 119.

A tendência foi sempre crescente até 2003, quando 169 praias foram galardoadas, mas no ano seguinte o número caiu para 162.

A recuperação voltou este ano, com 191 praias galardoadas.

Lista das praias com bandeira azul em 2005:

NORTE (32) Concelho de Caminha: Moledo e Vila Praia de Âncora Concelho de Macedo de Cavaleiros: Albufeira do Azibo (fluvial) Concelho de Viana do Castelo: Afife, Arda, Paçô, Carreço, Ínsua, Norte, Cabedelo, Amorosa e Castelo de Neiva Concelho de Esposende: Suave Mar, Cepães, Ofir e Apúlia Concelho de Matosinhos: Pedras do Corgo Concelho de Vila Nova de Gaia: Canide Norte, Canide Sul, Salgueiros, Madalena Norte, Madalena Sul, Francelos, Sãozinha, Senhor da Pedra, Mar e Sol, Dunas Mar, Aguda, Valadares Norte e Granja Concelho de Espinho: Frente Azul e Baía

CENTRO (14) Concelho de Ovar: Esmoriz, Cortegaça, Furadouro Concelho de Ílhavo: Barra e Costa Nova Concelho de Vagos: Vagueira Concelho de Mira: Mira Concelho de Cantanhede: Tocha Concelho da Figueira da Foz: Quiaios, Relógio, Cova Gala, Costa de Lavos e Leirosa Concelho de Pombal: Osso da Baleia

LISBOA E VALE DO TEJO (45) Concelho de Alcobaça: Água de Madeiros, Pedra do Ouro e Légua Concelho da Nazaré: Nazaré Concelho de Caldas da Rainha: Foz do Arelho-Mar Concelho de Peniche: Baleal Norte, Baleal Sul, Cova de Alfarroba, Gambôa, Medão-Supertubos, Consolação e São Bernardino Concelho da Lourinhã: Porto Dinheiro e Vale Mitão Concelho de Torres Vedras: Santa Rita Norte, Santa Rita Sul, Navio, Mirante-Santa Cruz, Pisão-Santa Cruz, Física-Santa Cruz, Centro- Santa Cruz, Formosa e Azul Concelho de Mafra: Calada, São Lourenço, Ribeira de Ilhas e Foz do Lizandro Concelho de Sintra: São Julião, Maças, Grande e Adraga Concelho de Cascais: Grande Guincho, Moitas, Tamariz, Poça, S.

Pedro do Estoril e Carcavelos Concelho de Almada: Mata (Terras da Costa Sul), Rainha, Castelo (Acácias 1), Cabana do Pescador, Rei (Acácias do Sul) e Acácias Concelho de Sesimbra: Moinho de Baixo e Ouro ALENTEJO (13) Concelho de Gavião: Quinta do Alamal Concelho de Grândola: Atlântica, Tróia-Mar, Aberta-Nova, Comporta, Carvalhal, Pego Concelho de Santiago do Cacém: Costa de Santo André e Fonte do Cortiço Concelho de Sines: Morgavel, Vale de Figueiros (vieirinha), Grande de Porto Côvo e Ilha do Pessegueiro

ALGARVE (48) Concelho de Aljezur: Odeceixe-Mar, Monte Clérigo e Arrifana Concelho de Vila do Bispo: Cordoama, Castelejo, Mareta, Martinhal, Zavial e Salema Concelho de Lagos: Luz, Porto de Mós e Meia Praia Concelho de Portimão: Alvor, Três Irmãos, Vau, Três Castelos e Rocha Concelho de Albufeira: Galé-Leste, Manuel Lourenço, Evaristo, São Rafael, Aveiros, Oura, Sta. Eulália, Maria Luísa, Olhos de Água, Belharucas, Falésia, Rocha Baixinha Leste e Rocha Baixinha Oeste Concelho de Loulé: Vilamoura, Quarteira, Duna, Garrão, Ancão, Quinta do Lago e Vale de Lobo Concelho de Faro: Faro-Mar, Barreta e Ilha do Farol-Mar Concelho de Tavira: Barril, Ilha de Tavira-Mar e Cabanas-Mar Concelho de Vila Real de Sto. António: Manta Rota e Monte Gordo Concelho de Castro Marim: Alagoa - Altura, Praia Verde e Retur AÇORES (25) Terceira:

Concelho de Angra do Heroísmo: Salga, Silveira, Cinco Ribeiras, Negrito e Prainha (Angra) Concelho de Praia da Vitória: Porto Martins, Grande, Escaleiras, Quatro Ribeiras, Biscoitos e Prainha Faial:

Concelho de Horta: Varadouro e Almoxarife S.Miguel:

Concelho de Lagoa: Porto da Caloura e Zona Balnear da Lagoa Concelho de Ponta Delgada: Pópulo e Milícias Concelho de Povoação: Ribeira Quente Concelho de Ribeira Grande: Porto Formoso Concelho de Vila do Franca do Campo: Prainha de Água D'Alto, Corpo Santo e Água D'Alto Santa Maria:

Concelho de Vila do Porto: Formosa (vila do Porto), Maia e Anjos

MADEIRA (14) Concelho do Funchal: Praia Nova, Areeiro, Formosa (Funchal), Poça do Gomes - Doca do Cavacas, Ponta Gorda - Poças do Governador, Clube Naval do Funchal, Lido - Complexo Balnear e Barreirinha Concelho de Santa Cruz: Galo Mar e Palmeiras Concelho de Santana: Ribeira do Faial Concelho de Porto Moniz: Laje e Porto Moniz Concelho de Porto Santo: Fontinha VP.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®