domingo, 2 de Novembro de 2025  02:42
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
18-05-2005

Moradores do Luso incomodados com ruído fabril


Mealhada

Um grupo de moradores do Luso, Mealhada, entregou um abaixo-assinado contra o ruído de uma unidade fabril e a Câmara Municipal da Mealhada voltou a solicitar a intervenção das autoridades, anunciou a autarquia.

Após ter recebido o abaixo-assinado de moradores da zona da Lameira de Santa Eufémia, Luso, onde se encontra a unidade fabril, o presidente da Câmara da Mealhada garantiu hoje ter reencaminhado a denúncia para a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDR) e para a equipa de Protecção da Natureza e Ambiente do Destacamento Territorial de Águeda da GNR.

A autarquia assegura que "tem acompanhado a situação com preocupação, tendo por várias vezes nos últimos anos reclamado insistentemente junto das autoridades competentes a resolução do problema, que põe em causa a saúde da população".

"É inadmissível que a fábrica continue a laborar com licenças precárias, mesmo com pareceres desfavoráveis desta autarquia", considerou o presidente da Câmara da Mealhada, Carlos Cabral.

O autarca requereu em Março "que sejam tomadas as necessárias medidas para acabar com tal atentado ambiental, nem que tenha que passar pelo encerramento parcial ou total de tal fábrica até a questão estar solucionada".

Segundo a Câmara, além do ruído, "a empresa em causa continua a não cumprir as condições impostas pela Direcção Regional de Economia do Centro, no que respeita quer à emissão de poluentes atmosféricos quer ao auto-controlo das emissões gasosas".

No "abaixo-assinado" os subscritores salientam que, apesar do proprietário da fábrica ter anunciado a resolução do problema até ao passado mês de Setembro, constatam que "está tudo na mesma".

"Vimos novamente reclamar pelo facto de continuarmos muito afectados com toda a situação e agora particularmente sobre o ruído, proveniente de tubagens, motores e equipamentos, que se encontram no exterior das instalações fabris, à vista, sem qualquer protecção e que afectam o sono de pessoas que têm as suas casas a centenas de metros", lê-se no documento.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®