domingo, 2 de Novembro de 2025  15:44
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
13-06-2005

Marchas populares e banhos nocturnos


Curia

Nos próximos dias 24 e 25 de Junho, vão realizar-se na Curia festejos que recuperam uma tradição interrompida, há quase um século: os «banhos santos» de São João.

Nos anos setenta e oitenta do século XIX, desenvolveu-se, na Beira Litoral, um fenómeno de religiosidade popular que levava, todos os anos, grupos de pessoas a banharem-se no mar, nos rios ou em certas nascentes na noite de 24 de Junho.

Tratava-se de verdadeiras romarias que, na região de Águeda, conduziam as multidões à praia da Barra, na crença de que o banho da meia-noite valia por trinta.

Em 1883, saíram daquela cidade «muitos barcos completamente cheios de indivíduos de todas as idades e condições», como se lê no Soberania do Povo. Respondiam também ao apelo da festa, que se estendia pelos areais, com bailes e repastos.

Nesse tempo, a fama das águas da Curia cresceu muito entre a população da Bairrada e da Gândara. Tornaram-se correntes os banhos nas suas nascentes, nomeadamente «a horas mortas da noite», como refere Albano Coutinho, o decisivo impulsionador das termas no início do século XX. A conhecida cura do professor Patoilo, ocorrida nos anos oitenta, resultou de um banho na noite de São João.

A Sociedade das Águas da Curia deu continuidade a este movimento popular, organizando festas que incluíam iluminações à veneziana e a gás acetileno, fogo de artifício, arraial e, como é natural, banhos nocturnos. Em 1909, ainda houve festejos, mas nos anos seguintes desapareceram, por serem economicamente inviáveis.

É esta tradição perdida que o Rotary Club Curia-Bairrada, com o apoio da Sociedade das Águas da Curia, APPACDM, Baluarte, Câmara Municipal de Anadia e outras instituições, pretende retomar nos próximos dias 24 e 25.

Assim, no dia 24, sexta-feira, haverá no Parque Termal, a partir das 19 horas, uma feira de artes e ofícios dos concelhos de Anadia e Águeda, um espectáculo teatral pelo grupo Baluarte (com a representação de uma peça original alusiva às origens da Curia) e banhos nocturnos. No dia seguinte, sábado, a feira estará aberta a partir das 14 horas e à noite exibir-se-ão as marchas populares.

Nuno Rosmaninho


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®