domingo, 2 de Novembro de 2025  15:44
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
14-06-2005

Caves S. João comemoram 85 anos


Empresas

As Caves São João, de São João da Azenha, Sangalhos, comemoraram, no passado dia 8 de Junho, o seu 85º aniversário, numa cerimónia que decorreu no Pestana Palace Hotel, em Lisboa, e que foi aproveitada para a apresentação de um vinho criado, especialmente, para esta ocasião, Casa dos Carotos tinto 2003.

Além deste lançamento, durante um jantar, ainda foram apresentados os vinhos: Quinta do Poço do Lobo, Cabernet sauvignon reserva 2003, 85 anos, Durius tinto 2003 e SJ branco 2004.

Foi ainda efectuada uma prova vertical do vinho “Porta dos Cavaleiros” da década de sessenta até agora, nomeadamente das colheitas de 1963, 1974, 1983, 1995 e 2002.

Estabelecida em 1920, a Sociedade dos Vinhos Irmãos Unidos, mais tarde conhecida como Caves S. João, foi fundada, em pleno coração da Bairrada, pelos irmãos José, Manuel e Albano Costa, desde sempre associados ao apelido Caroto, nome de um antepassado de origem italiana, estabelecido naquela região no decurso do século XVI.

O vinho Casa dos Carotos, criado para esta ocasião, adoptou o nome da casa onde nasceram e viveram os três fundadores da empresa, como homenagem à sua actividade durante várias décadas ao serviço da Bairrada e dos vinhos portugueses.

A casa dos Carotos continua de pé frente à capela de S. João Baptista, na localidade de S. João da Azenha, na região bairradina.

O vinho Quinta do Poço do Lobo, Cabernet sauvignon reserva 2003, 85 anos, foi também criado especialmente para a ocasião, resultante de uvas criadas no melhor “terroir” da Quinta do Poço do Lobo para a casta Cabernet sauvignon, o talhão D. Júlia.

Já o Durius 2003, um vinho tinto feito com uvas criadas na região de S. João da Pesqueira, criteriosamente seleccionadas e vindimadas em excepcional estado de maturação, das castas Tinta Roriz, Tinto Cão, Tinta Barroca e Touriga Nacional, bem como o S.J. 2004, um vinho branco cuja origem conta com uvas das castas Maria Gomes, Bical e Cerceal, criadas na região vitícola da Bairrada.

À sobremesa foi servido um inesquecível Frei João Reserva 1980.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®