domingo, 2 de Novembro de 2025  15:42
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
29-06-2005

Criada Confraria do Espumante


Vinhos

A Confraria do Espumante, que abrange todo o território nacional e foi apresentada em Maio de 2004, foi agora alvo da escritura pública, que decorreu no Salão Nobre do Paço Episcopal da Diocese de Lamego.

A Região Demarcada da Bairrada está representada pelo confrade Dias Cardoso, e o acto contou com a assinatura dos fundadores da Confraria que abrange todo o território nacional. Perante o Notário de Lamego, Fernando Sousa, esteve presente Arlindo Cunha, confrade Honorário, na qualidade de presidente da Associação Europeia das Regiões Vitivínicolas.

A confraria tem como principais objectivos a promoção, divulgação, valorização e a defesa de cada região, preservando a sua autenticidade, dando a conhecer toda a riqueza do seu património natural, cultural, paisagístico, arquitectónico, religioso e museológico, e ainda, apoiando o desenvolvimento do artesanato, da etnografia e da sua gastronomia, contribuindo para o combate à desertificação e constrangimento da zona rural, bem como para a dinamização da região, através d acções que associem o Espumante ao cultivo da vinha, à cultura, ao turismo e à solidariedade.

Na cerimónia da escritura, o Confrade Honorário Arlindo Cunha salientou “a extrema felicidade que constituía o facto da Confraria ser recebida no Paço Episcopal, não só pela importância do Confrade Patrono ser o Bispo de Lamego, mas também pela ligação ancestral da Igreja à produção de vinhos e espumantes”.

Arlindo Cunha referiu ainda “o exemplo fantástico de vida que é o Prof. Orlando Lourenço, que, apesar de ser uma referência na área do Espumante, em Portugal e no estrangeiro, assume sempre uma postura de humildade, fugindo de protagonismos fáceis sem nunca querer dar nas vistas.”

Já o presidente da AREV destacou: “o Espumante é um forte produto para a promoção da imagem das regiões onde é produzido, bem como, da imagem de Portugal no estrangeiro, devendo agora a Confraria do Espumante assumir um papel determinante em acções dinamizadoras na divulgação deste precioso produto”.

Por sua vez, o Confrade Patrono, D. Jacinto Botelho, com alguma emoção, agradeceu “a honra por terem escolhido o Paço Episcopal para assinatura da escritura da criação da Confraria”, congratulando-se com esse facto, realçando a relação entre a Igreja e o Vinho, uma vez que “as Confrarias nasceram à sombra da Igreja e assumem hoje um papel de relevância nas terras onde estão implantadas, sendo a solidariedade um dos sentidos que formam a base das Confrarias.”

A cerimónia terminou com um brinde ao sucesso da Confraria do Espumante - “Ab imo corde laetemur!” - (Do fundo do coração alegremo-nos!).


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®