domingo, 2 de Novembro de 2025  08:24
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
08-07-2005

Chamas perto de casas em Assilhó, Frossos, Frias e S.Marcos


Incêndios - Albergaria-a-Velha

O incêndio de Albergaria-a-Velha, distrito de Aveiro, está a consumir áreas de vegetação muito perto de casas nas povoações de Assilhó, Frossos, Frias e São Marcos, disse à Lusa uma fonte do Serviço Distrital de Protecção Civil.

Em declarações à Lusa, o comandante António Machado disse que a situação está "controlada" na vila de Albergaria-a-Velha, onde o fogo chegou a consumir vegetação junto aos passeios públicos, andou nas imediações de um posto de abastecimento de combustíveis e consome a área florestal envolvente ao centro urbano.

A preocupação maior dos bombeiros é neste momento dirigida para as povoações de Assilhó, Frossos, Frias e São Marcos onde o fogo anda muito perto das casas.

Além de 22 corporações de bombeiros com 158 homens e 43 viaturas, estão envolvidos no combate às chamas três helicópteros, um deles habitualmente estacionado em Albergaria-a-Velha e os outros dois provenientes de Vale de Cambra e de Santa Comba Dão, mas os fortes ventos que estão a fazer propagar o incêndio também dificultam as operações dos meios aéreos.

Segundo disse à Lusa António Machado, são aguardados na zona reforços, nomeadamente de um pelotão militar e do grupo de reforço de Coimbra, tendo sido mobilizados para o incêndio de Albergaria-a-Velha quase todos os meios disponíveis no distrito de Aveiro, sem contudo deixar desguarnecidas as outras zonas.

Apesar de estarem cerca de 40 bombeiros de prevenção em Albergaria-a-Velha, quando o incêndio começou, pelas 03:11, a forte intensidade do vento, com rajadas superiores a 100 quilómetros/hora, impediu que o conseguissem controlar na fase inicial.

O plano municipal de protecção civil de Albergaria-a-Velha foi activado e o presidente da Câmara, João Agostinho está no local a acompanhar a situação, sendo aguardada a presença do governador civil, Filipe Brandão, responsável pela protecção civil distrital.

De acordo com o comando das operações, instalado junto a um posto de combustíveis em Albergaria-a-Velha, o incêndio abrange neste momento não apenas o concelho de Albergaria-a-Velha, mas também áreas do concelho vizinho de Águeda.

O comandante dos Bombeiros de Albergaria-a-Velha, José Bismark, disse à Lusa que há uma bombeira intoxicada, que não pode ser assistida no Centro de Saúde de Albergaria-a-Velha, que se encontrava encerrado, tendo sido transportada para o Hospital Distrital de Aveiro.

José Bismark disse à Lusa que os meios aéreos vão ser reforçados com dois aviões Dromaders, que vão operar a partir da pista de Águeda.

Devido ao incêndio de grandes proporções, com várias frentes, a A1 está cortada ao trânsito nos dois sentidos, entre os nós de Albergaria-a-Velha e Aveiro Sul, mas já reabriu a A25 (IP5) que chegou a estar encerrada ao trânsito entre as 04:25 e as 05:45, entre os nós do Sobreiro (Albergaria-a-Velha) e Talhadas(Sever do Vouga).


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®