domingo, 2 de Novembro de 2025  08:24
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
08-07-2005

Vários reacendimentos no fogo de Albergaria-a-Velha


Incêndios

O governador civil de Aveiro disse que ocorreram reacendimentos do incêndio de Albergaria-a-Velha, que lavra há 15 horas, mas considerou que os meios no local são suficientes para controlar as chamas.

Em declarações à agência Lusa, Filipe Brandão, responsável pela Protecção Civil distrital, disse que houve vários reacendimentos simultâneos, devido à intensidade do vento, estando o fogo perto de algumas casas.

Contudo, tranquilizou a população afirmando que "a presença de meios e pessoal no local é de modo a não suscitar preocupações de maior", já que se mantém o dispositivo de combate às chamas, com 250 bombeiros de várias corporações e meios aéreos.

"Apenas um helicóptero teve de ser deslocado para outro incêndio que lavra em Vale de Cambra, mas todos os outros meios aéreos vão-se manter", disse.

Uma das zonas de reacendimento mais problemático é em Sernada, Carvoeiro, onde os bombeiros têm grande dificuldade de movimentação, devido a terem sido cortados os acessos pelas obras de alargamento da via rápida IP5(A25) para quatro faixas, conforme disse à Lusa o comandante operacional dos bombeiros do distrito, António Machado.

Este responsável salientou que a principal preocupação tem sido "defender pontos sensíveis como casas de habitação, fábricas e bombas de gasolina, o que até agora, apesar das dificuldades, tem sido um objectivo plenamente conseguido".

António Machado acrescentou ainda que foram organizados grupos de bombeiros distribuídos pelas várias povoações em risco, por forma a evitar que o fogo chegue às habitações.

Prevê-se que o vento forte continue a fazer-se sentir durante a tarde e noite.

Entretanto, já surgiram outros incêndios no distrito de Aveiro, nomeadamente em Vale de Cambra, Santa Maria da Feira e S. João da Madeira, mas o de Albergaria-a-Velha continua a ser o de maior extensão.

Dadas as previsões de vento para noite, entre Aveiro e o Porto, e a impossibilidade dos meios aéreos actuarem sem visibilidade, os comandos de protecção civil e bombeiros vão reunir pelas 18:30 para analisarem a situação e definirem a estratégia de prevenção a adoptar durante a noite, devendo ser emitido um comunicado no final desse encontro, disse à Lusa o governador civil.

A Polícia Judiciária de Aveiro tem uma equipa, desde a manhã de hoje, a investigar a origem do incêndio que atravessou o centro urbano de Albergaria-a-Velha na diagonal, empurrado por ventos de Nordeste, e andou perto de habitações em Assilhó, Frias, Frossos e São Marcos.

Apesar dos riscos para os próprios bombeiros, por ser um incêndio "de projecção" que se vai propagando para a frente e se distribui em várias direcções, o comando optou por combater as chamas de frente, quando estão habitações em perigo.

Estão envolvidas no combate ao incêndio 22 corporações de bombeiros com 250 homens e 58 viaturas, um pelotão militar, dois helicópteros, um deles habitualmente estacionado em Albergaria-a-Velha e o outro proveniente de Santa Comba Dão, e dois aviões Dromadair.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®