domingo, 2 de Novembro de 2025  10:55
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
18-07-2005

Joaquim Guedes vence Grande Prémio


Columbofilia

O columbófilo Joaquim Guedes foi o grande vencedor do 8.º Grande Prémio Gaspar Vila Nova. Nas restantes provas, França e Espanha dominaram.

A nona edição dos Campeonatos Internacionais de Mira correu “de forma extraordinária”.

Segundo José Tereso, presidente da Federação Portuguesa de Columbofilia, a performance dos pombos, que atingiram cerca de 90 quilómetros, permitiu que, na primeira meia-hora da prova, tivessem chegado perto de uma centena de atletas e duas horas mais cedo do previsto.

Depois da solta em Huelva, às 06h20, os pombos apanharam vento favorável e começaram a chegar em bando ao Columbódromo depois das 11h11.

O primeiro a entrar no pombal pertencia ao francês, Antoine Pereira, que, desta forma, se sagrou campeão europeu.

Poucos segundos depois, era a vez do atleta que pertencia ao CJ Campo de Besteiros, vencendo desta forma o Campeonato Inter-Escolar.

O terceiro pombo pertencia a Joaquim Guedes que, desta forma, venceu o Grande Prémio Gaspar Vila Nova e um prémio no valor de 5.000 euros.

Esta vitória foi mais saborosa, já que o pombo seguinte a dar entrada no Columbódromo pertencia à Família Guedes, precisamente a equipa liderada por este columbófilo.

No Torneio Latino Americano, a vitória pertenceu à dupla brasileira M Oliveira & M Mattos. Por países, os três primeiros lugares couberam a Espanha, Brasil e Portugal. Já em relação ao Campeonato Europeu de Jovens, Joris Busemann, da Alemanha, ganhou individualmente, cabendo o título por países a França. A equipa gaulesa sagrou-se também campeão europeu por países.

A anteceder a prova, que mais uma vez contou com a presença de milhares de columbófilos vindos de todo o país, teve lugar uma sessão solene na Câmara Municipal de Mira. A cerimónia foi presidida pelo Governador Civil Henrique Fernandes, tendo o representante do Governo sublinhado o mérito da organização da Federação Portuguesa de Columbofilia.

“Os campeonatos de Mira são uma referência ao nível nacional e internacional”, referiu. Henrique Fernandes salientou ainda o facto desta modalidade se ter adaptado aos novos tempos com a aposta nas componentes de convívio e de partilha, para além da desportiva.

O presidente da Federação Portuguesa de Columbofilia e Federação Columbófila Internacional, José Tereso, preferiu chamar às novas realidades da modalidade a columboterapia, já que “damos à sociedade aquilo que ela precisa”.

Sobre os Campeonatos Internacionais de Mira, o responsável mostrou-se orgulhoso da parceria com a Câmara Municipal de Mira, tendo ainda dito que a vila se tornou conhecida em todo o Mundo “graças a esta iniciativa”.

“Somos uma referência a nível mundial”, disse.

Para Mário Maduro, presidente da Câmara Municipal de Mira, a organização destas provas mostra o que de melhor tem o concelho para oferecer: “a gastronomia e a simpatia das nossas gentes”.

Os Campeonatos Internacionais de Mira terminaram este sábado com o jantar de entrega de prémios no Complexo Hoteleiro Quinta da Lagoa onde actuaram, antes da cerimónia, o grupo Axé Brasil e o Coro dos Antigos Orfeonistas da Universidade de Coimbra.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®