domingo, 2 de Novembro de 2025  07:56
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
04-08-2005

Previstos efeitos para a saúde em mais 4 distritos, 13 em alerta amarelo


Calor

A Direcção-Geral da Saúde alertou hoje para a possibilidade de ocorrerem efeitos do calor sobre a saúde em mais quatro distritos, que se juntam aos nove que quarta-feira foram colocados em alerta amarelo, o segundo menos grave.

Além dos distritos de Coimbra, Lisboa, Santarém, Setúbal, Leiria, Castelo Branco, Portalegre, Évora e Beja, a Direcção-Geral da Saúde (DGS) aumentou hoje para alerta amarelo a vigilância nos distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto e Aveiro, devido aos "valores elevados de temperatura" previstos para hoje sexta-feira.

O alerta amarelo é o segundo menos grave numa escala de quatro cores definida no âmbito do Plano de Contingência para Ondas de Calor: azul (situação de vigilância), amarelo (possíveis efeitos sobre a saúde), laranja (onda de calor) e vermelho (onda de calor grave).

Os restantes distritos do país estão em alerta azul.

Em comunicado, a DGS recomenda à população dos distritos em alerta amarelo, em particular às pessoas mais vulneráveis ao calor (idosos, pessoas acamadas ou que vivem isoladas, doentes crónicos, bebés e crianças), que tomem medidas de protecção.

"Aconselha-se a população a evitar esforços físicos e a exposição directa ao sol nas horas de maior calor (entre as 11:00 e as 16:00)", refere a DGS, adiantando que as pessoas devem permanecer "pelo menos duas a três horas por dia num ambiente fresco".

A DGS chama também a atenção para a "ocorrência de incêndios que podem provocar efeitos na saúde, especialmente em grupos de população mais sensível".

O aumento da ingestão de líquidos - embora sejam de evitar "bebidas alcoólicas, gaseificadas e com cafeína, porque podem provocar desidratação" - é recomendada pela DGS, que lembra também que a Linha de Saúde Pública (808 211 311) está disponível para fornecer mais informações.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®