domingo, 2 de Novembro de 2025  07:56
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
04-08-2005

31 fogos activos às 18 horas


Incêndios

Trinta e um incêndios estavam hoje activos às 17:52 em 11 distritos do país, os mais problemáticos em Leiria, onde já foram evacuadas populações em três localidades e activado o plano municipal de emergência.

Segundo o Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil (SNBPC), os fogos lavram nos distritos de Aveiro, Beja, Braga, Bragança, Coimbra, Leiria, Lisboa, Porto, Santarém, Vila Real e Viseu, estando a ser combatidos por 2.794 bombeiros, apoiados por 784 veículos e 24 aeronaves.

Em Leiria, o SNBPC refere a existência de seis incêndios activos, mas o Governo Civil local indica 18 fogos florestais na região, que obrigaram à evacuação de um lar de idosos na localidade de Raposeira, bem como de residentes nas localidades de Colmeias, Caranguejeira e Leão.

Segundo o SNBPC, as chamas continuam a lavrar nos concelhos de Leiria (Penedo), Pombal (Almagreira, Vermoil, Vale das Cabras e Vicentes) e Caldas da Rainha (Tornada).

à semelhança de Leiria, Vila Real e Viseu activaram também os Planos Municipais de Emergência de Protecção Civil, uma competência dos presidentes de Câmara que define em caso de incêndio ou outro desastre a articulação entre as diferentes forças policiais e bombeiros e as infra-estruturas que podem receber desalojados em caso de evacuação de populações.

No distrito de Aveiro há incêndios activos em seis concelhos - Vale de Cambra (Paraduça), Arouca (Janarde), Oliveira de Azeméis (Oussela), Castelo de Paiva (Sardoura), Águeda (Travasso) e Vagos (Calvão).

Em Santarém, registam-se três fogos localizados nos concelhos de Alcanena (localidades de Casais Robustos e Espinheiro) e Tomar (Portela de Nexebra).

Em Coimbra, contabilizam-se igualmente três incêndios florestais, nos concelhos de Cantanhede (Porto Carro), Mira (Mira) e Soure (Bonitos).

No distrito de Viseu as chamas lavram nos concelhos de São Pedro do Sul (Ameixiosa) e Castro Daire (Amial), enquanto no distrito de Vila Real os fogos localizam-se nos concelhos de Mesão Frio (Tomba Burros) e Vila Real (Dornelas).

Dois incêndios registam-se também em Bragança (concelhos de Vila Flor - Carvalho de Egas - e Bragança - Outeiro), Braga (concelhos de Póvoa do Lanhoso - Covelas - e Vila Nova de Famalicão - Outiz) e Porto (concelhos de Amarante - Lugar de São João - e Marco de Canavezes - Pinheiral).

Em Beja, o único distrito do Sul do país onde se registam incêndios, as chamas avançavam no concelho de Vidigueira, na localidade de Cabeça do Miguel.

No distrito de Lisboa, o incêndio que lavrou no concelho de Mafra (Ramiro) encontra-se já em fase de rescaldo, segundo o SNBPC.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®