domingo, 2 de Novembro de 2025  05:39
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
21-08-2005

Vinte e seis incêndios por circunscrever às 14:15


Incêndio

Vinte e seis incêndios estavam por circunscrever às 14:15 de hoje em dez distritos do continente, envolvendo no combate 2.569 bombeiros, 714 viaturas e 25 meios aéreos, de acordo com o Serviço Nacional de bombeiros e protecção civil.

O incêndio de Pampilhosa da Serra, distrito de Coimbra, continua a ser o que concentra mais meios, com 210 bombeiros, 71 veículos, três meios aéreos e quatro viaturas de emergência, além de pessoal de assistência médica.

Os distritos de Viana do Castelo e Viseu, com sete fogos, e o de Vila Real (com cinco) eram os mais atingidos, verificando-se ainda incêndios nos distritos de Aveiro, Braga, Bragança, Coimbra, Leiria, Lisboa e Santarém.

No mesmo comunicado, o SNBPC informa que a população de Cova vai ser deslocada como medida de precaução devido ao incêndio que lavrava em France, concelho de Vila Nova de Cerveira, Viana do Castelo.

Encontram-se envolvidos no combate aos fogos um total de 2.569 bombeiros, apoiados por 714 veículos e 24 meios aéreos nacionais e um estrangeiro.

Estão ainda empenhados em acções de combate, rescaldo e vigilância 24 pelotões militares, num total de 528 homens, e quatro máquinas de rasto.

Por causa dos fogos que assolam o país, o Instituto Nacional de Emergência Médica destacou cinco viaturas médicas suplementares ao seu serviço habitual para as zonas de Pampilhosa da Serra, Viana do Castelo, Vila Real e Chaves.

Foram ainda destacadas duas ambulâncias para Pampilhosa da Serra e uma para Viana do Castelo, segundo o INEM.

Na sequência do pedido de ajuda efectuado sábado à União Europeia, através da activação do Mecanismo Comunitário de Protecção Civil, a mesma fonte revela que começam "a operar amanhã (segunda- feira), em território nacional, dois Canadair enviados por França e três helicópteros enviados pela Alemanha".

A Espanha enviou também dois aviões Canadair, um dos quais está já a operar em Viana do Castelo.

Durante o dia de sábado, registaram-se 419 fogos em 12 distritos do país.

Segundo a Direcção Geral dos Recursos Florestais, de 01 de Janeiro a 14 de Agosto, arderam 114.517 hectares de floresta.

No mesmo período, ocorreram 5.144 incêndios florestais e 18.477 fogachos (menos de um hectare de área ardida). Os Distritos mais castigados foram os do Porto (942), Viseu (734) e Braga (689).

O Distrito menos sacrificado foi o de Setúbal, onde se registaram apenas 76 incêndios florestais e 427 fogachos, responsáveis por uma área ardida de 712 hectares.

Desde o início do ano e até 19 de Agosto, morreram pelo menos 13 pessoas devido aos incêndios, dez das quais bombeiros, e foram detidos 95 suspeitos de fogo posto.

O presidente da Autoridade Nacional para os Incêndios Florestais disse recentemente que o dispositivo disponível para combate aos incêndios é, desde 01 de Julho, de 4.200 bombeiros, mil viaturas e 49 meios aéreos.

A seca e as intenções criminosas são as causas mais apontadas para os incêndios.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®