domingo, 2 de Novembro de 2025  22:26
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
03-10-2005

Pais querem mais um professor para a Primária


Oliveira do Bairro

A Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola Primária de Vila Verde (APEEEVV) exige mais um professor para a escola primária. Dizem estar indignados pelo facto de ter sido retirado um docente da escola, o que obriga a um desdobramento das classes, uma vez que, no ano passado, tinham quatro professores, um por cada classe

António Oliveira, elemento da APEEEVV, argumenta que a escola mantém o mesmo número de alunos do ano anterior, pelo que não há explicação para o “desaparecimento de um professor”.

“Estamos dispostos a ir até ao fim”, argumenta um outro pai que fez saber que já seguiu um abaixo-assinado com 280 assinaturas para a Direcção Regional de Educação do Centro (DREC).

Mas a presidente do Agrupamento de Escolas, Júlia Gradeço, garante que a escola está dentro da legalidade e que a última palavra compete à Direcção Regional de Educação do Centro (DREC).

Numa carta enviada ao Centro da Área Educativa de Aveiro, responsáveis pela Comissão de Pais consideram “injusto e inconcebível que numa sociedade em que a educação tem de ser uma das primeiras prioridades e que constitui um direito incontestável para as nossas crianças, que a escola não tenha um professor por turma”.

Questionam ainda sobre o “critério de distribuição de alunos por turma neste agrupamento”, interrogando-se ainda “se a legislação só foi aplicada na escola de Vila Verde, por ser a única escola do Agrupamento sem vagas? E aqui ao lado a poucos quilómetros (três) com a escola da Serena com quatro alunos! Existe responsabilidades deste agrupamento e autarquia para que tal se justifique”?

Os pais dizem ainda que estão “perplexos em constatar que as nossas crianças irão ser prejudicadas com a situação criada”.

Abaixo-assinado

Lê-se, no abaixo-assinado, que as crianças, com a falta do quarto professor, “vão ser prejudicadas a todos os níveis: pessoal, moral, cívico e, pensamos, que o mesmo se irá passar a nível pedagógico”.

Mais argumentam que “como cidadãos empenhados, não podemos aceitar a situação exposta, que é uma realidade difícil de aceitar (?) com a determinação de encontrar uma solução para as nossas preocupações, continuaremos a defender estes valores (harmonia, estabilidade e colaboração).

Leontina Novo, vereadora da educação, diz que a culpa é do Agrupamento de Escolas e da Direcção Regional de Educação do Centro (DREC) e que a Câmara Municipal de Oliveira do Bairro só interfere no fecho das escolas e nas obras a executar.

Relativamente à escola da Serena, “os pais tinham o direito de ser ouvidos em relação ao fecho ou não da escola, e optámos em conjunto por permitir que os alunos terminassem o último ano”, disse Leontina Novo.

Legalidade

Por seu lado, Júlia Gradeço, presidente do Agrupamento de Escolas, afirmou ao Jornal da Bairrada que a distribuição das turmas na Escola de Vila Verde “é perfeitamente legal” e que comparativamente ao ano passado, o número de alunos diminuiu.

Júlia Gradeço explicou ainda que “os pais não podem, de forma alguma, apontar o dedo à escola da Serena, uma vez que os poucos alunos que a frequentam, estão no último ano e os pais pediram para não fecharem a escola, apesar do seu entendimento ser outro”.

“Se na escola de Vila Verde tivesse existido alguma ilegalidade, era a primeira a estar ao lado dos pais. Mas não foi isso que aconteceu”, referiu Júlia Gradeço.

Esta responsável esclareceu ainda que em 2004 - 2005 “estavam matriculados sete alunos com Necessidades Educativas Especiais (ANEE) e foi feita avaliação presencial pelas Equipas de Coordenação dos Apoios Educativos (ECAE) destes alunos e dos casos de alunos com dificuldades de aprendizagem, que eram em número superior ao normal”. “Fomos todos, órgão de gestão e professores, alertados para o facto de se tratar de uma situação excepcional, em relação à constituição da quarta turma, o que não deveria futuramente ser apontado como exemplo”.

Assim, em 2005 - 2006, estão matriculados seis alunos com NEE. O número de alunos é realmente o mesmo. No entanto, e pelo que foi referido acima, não há razões para a constituição de uma 4ª turma, uma vez que esta distribuição está absolutamente dentro da legalidade”.

Pedro Fontes da Costa


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®