domingo, 2 de Novembro de 2025  10:58
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
26-10-2005

Com o pensamento na 1.ª divisão


Gira Sol/Ramos Catarino

A Secção de Atletismo da Gira Sol/Ramos Catarino e a firma Ramos Catarino levaram a cabo o tradicional jantar convívio de encerramento da época desportiva de 2004/2005. A conquista, este ano, de um lugar de direito na II Divisão, quer em masculinos, quer em femininos, torna mais real a ousadia, a curto prazo, dos seus responsáveis, da conquista de um lugar na I Divisão do Atletismo de Portugal.

Secção mais profissional

Os títulos individuais e colectivos foram muitos. A nível nacional, os destaques vão para os títulos de campeões nacionais de triatlo (iniciados), sub-23 marcha em estrada, 4x400 metros em juniores, e sub-23 no heptatlo, sem esquecer os pódios no campeonato das Beiras e Olímpico Jovem.

Fernando Rocha foi o responsável da secção de atletismo durante 20 anos. Não se recandidatou, não por qualquer divergência com a Associação, mas, sim, por cansaço. Pediram-lhe, pedido que foi aceite, em ajudar a nova direcção mais um ano, mas, na hora da passagem de testemunho, Fernando Rocha disparou em várias direcções, nomeadamente na equipa técnica e na Associação Distrital de Atletismo de Coimbra (ADAC).

Apesar das medalhas do 4.º lugar em masculinos e o 7.º em femininos no nacional da 2.ª divisão, o dirigente que muito tem feito pelo Gira Sol/Ramos Catarino, disse que nem tudo foram rosas. “No campeonato das Beiras, os atletas não foram motivados a ir, como os responsáveis técnicos não podem ir com a intenção de aquecer as cadeiras”, assumiu, em tom crítico, Fernando Rocha, que ficou mais satisfeito com a postura na Légua do Diário de Coimbra.

Na visão para a nova época, Fernando Rocha acredita em bons ventos. Um funcionário a tempo inteiro, a manutenção e reforço da estrutura técnica e da espinha dorsal da equipa da II Divisão, e os reforços de média alta dão ao antigo seccionista boas perspectivas de uma excelente época.

Ao nível das infra-estruturas, depois da implantação de uma pista de corta-mato na Lagoa dos Cedros, onde só falta os balneários, Fernando Rocha questionou para quando a pista de Febres. Deixou a garantia, com conhecimento de causa, que a Câmara Municipal de Cantanhede, no próximo ano, vai avançar com a obra, concluindo o seu longo discurso com críticas à ADAC.

Luís Pataias é o novo responsável pela secção. Numa intervenção curta, aquele dirigente assumiu que “não venho para substituir Fernando Rocha, mas sim reforçar a equipa de directores”, esperando que a nova época seja melhor do que a da época transacta.

Vítor Catarino, presidente do Conselho de Administração da Ramos Catarino, e presidente da Associação de Desenvolvimento de Febres, no início da sua intervenção, não quis responder a Fernando Rocha, afirmando que não era o sítio ideal para tantas críticas e pediu desculpas ao presidente da ADAC.

Depois disse: “Não estou com ar carregado, não há razões para isso. A secção de atletismo tem crescido, a obra o mérito é de Fernando Rocha, que merece pelo seu exercício de persistência e paciência, e o nosso percurso tem sido tranquilo, sem razões para alarmes”.

Vítor Catarino afirmaria que o Gira Sol/Ramos Catarino - Associação de Atletismo de Febres, é um clube profissionalizado, com orçamento autónomo, que se paga a si próprio com a ajuda dos seus patrocinadores, e que é um clube simpático, generoso, cordial, que quer melhorar todos os dias.

Quanto aos objectivos, Vítor Catarino disse: “Queremos ser uma das melhores equipas de atletismo do país. Enquanto não conseguirmos não vamos parar. É um objectivo perfeitamente ao nosso alcance. Nós somos vencedores e só queremos vencedores. Não queremos vencedores à cotovelada. Queremos ser isso sim, éticos, profissionais, humildes e inovadores”.

Por seu turno, Vítor Oliveira, presidente da ADAC, deixou a notícia de que Tiago Gonçalves e Isabel Areias, atletas mais valiosos do distrito de Coimbra, irão receber bolsas, e por tudo aquilo que a Associação tem feito em prol da modalidade, aquele responsável sublinhou que “é pena que não haja mais Gira Sol no distrito de Coimbra”, mostrando-se esperançado quanto ao futuro: os títulos irão continuar a ser uma das referências do clube de atletismo de Febres.

Manuel Zappa
Zappa@jb.pt


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®