domingo, 2 de Novembro de 2025  08:16
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
28-10-2005

D. Ximenes Belo na abertura solene do ano lectivo


Anadia

D. Ximenes Belo, prémio Nobel da Paz em 1996, presidiu, na última sexta-feira, dia 21 de Outubro, à abertura solene do ano lectivo do Colégio Nossa Senhora da Assunção, em Famalicão - Anadia. Um evento que reuniu toda a comunidade educativa daquele estabelecimento de ensino e que serviu ainda para galardoar, com o Prémio Cluny, os melhores alunos do ano lectivo transacto (2004/05).

Educação, Liberdade e Paz

Pouco passava das 21 horas, quando D. Ximenes Belo, ex-bispo de Díli e prémio Nobel da Paz, - agora a residir no Colégio S. João Bosco, em Mogofores - na qualidade de convidado de honra se dirigiu, no ginásio do Colégio, ao vasto público presente, proferindo algumas palavras aos alunos, focando a sua intervenção, três linhas mestras: educação, liberdade e paz.

Começando por diferenciar que a Educação (instrumento para nos formar), em Portugal, está acessível a todos, ao contrário do que acontece, por exemplo, em África, onde as crianças e jovens não têm a mesma sorte, pois a Educação/Ensino é quase inexistente devido a situações diversas: guerra, doença e pobreza, D. Ximenes Belo alertou e sensibilizou os alunos para essa “pequena/grande diferença” que fará, com certeza toda a diferença nos seus futuros.

O prémio Nobel da Paz deixou também a noção de que na Educação também “temos de ser formadores/educadores de nós próprios”, o que “depende da boa vontade de cada um de nós”, até porque, como disse, “a Educação permite-nos evoluir na formação intelectual, humana e cristã”.

Falando da Liberdade e da Paz (associadas à educação), D. Ximenes Belo começou por avançar ser-lhe muito difícil definir a palavra Liberdade - por tudo aquilo que já viveu no passado, avançando apenas que “é bela”, ou seja “uma coisa difícil de explicar, por exemplo para um povo, como o de Timor Leste que, durante 25 anos, viveu e sofreu as consequências da ocupação e da opressão”.

“Cultura da Paz”

Sobre a Paz “dom de Deus”, Ximenes Belo sublinhou a importância da “cultura da Paz”, possível através da educação, num processo em que os jovens “formam a sua personalidade harmónica e progressiva, deixando de ser egoístas para serem pessoas/indivíduos altruístas, ao dispor dos outros”.

Sobre a Educação diria também ser uma forma de “conduzir, progredir e brotar”, já que “cada um de nós tem a possibilidade de ser trabalhado para, no futuro, ser uma obra de arte, ou seja, uma obra de Deus e da educação dos vossos pais que transmitem valores de sinceridade, altruísmo, igualdade, paz e de servir”, uma vez que, só vivendo em paz (interior e exterior) será possível respeitar o próximo, ultrapassar discriminações (racial, ideológica, cultural e religiosa).

Por seu turno, a directora pedagógica do Colégio, irmã Idalina Faneca, explicou, “como é bom ter coragem para sermos flores no caminho de alguém, de caminhar em direcção ao Bem, investir forças para desenvolver talentos que o Senhor nos deu”.

Segundo esta responsável, “vale a pena avançar, lutar e fazer um esforço para prestar mais e melhor serviço na comunidade e no mundo inteiro.”

Catarina Cerca

Prémios

Relativamente ao reconhecimento público do esforço e mérito dos melhores alunos de 2004/05, merecedores do Prémio Cluny, a irmã Idalina Faneca avançou ainda que o prémio vem distinguir aqueles que “através do estudo e dedicação foram a excelência do saber e do ser”. Um prémio que homenageia ainda os pais e educadores do colégio.

1ºs Classificados (medalha e diploma)

5º ano: Isabel Faria; 6º ano: Tiago Loureiro; 7º ano: Carlos Gonçalves; 8º ano: Tatiana Vieira; 9º ano: Emanuel Fernandes; 10º ano: Ana Rafaela Esperança; 11º ano: Marisa Araújo; 12º ano: Rita Soares.

2ºs Classificados (menção honrosa)

5º ano: Laura Silva; 6º ano: Daniela Melo; 7º ano: Joana Amorim; 8º ano: Rita Simões; 9º ano: Luís Vieira; 10º ano: Mariana Alves; 11º ano: Bruno Rei; 12º ano: Ana Paula Galante e Edward Santos.

3ºs Classificados (menção honrosa)

5º ano: Renata Dias; 6º ano: Mariana Gomes; 7º ano: Cristiane Pais Macedo; 8º ano: Mariana Santos; 9º ano: Marco Oliveira; 10º ano: João Cardoso; 11º ano: Inês Almeida; 12º ano: Rachele Escoli.

Prémio Cluny Vox

(alunas dedicadas ao grupo coral do Colégio - medalha e diploma)

Rita Soares; Inês Almeida; Rachele Escoli; Joana Painçal; Sandrine Silva; Mirian Fidalgo; Patrícia Osório.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®