domingo, 2 de Novembro de 2025  10:46
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
29-10-2005

Cartão do Cidadão "cinco em um" chega em 2006


Administração

O ministro de Estado e da Administração Interna, António Costa, anunciou, ontem, que até ao final de 2006 vai começar a ser emitido o "Cartão do Cidadão", substituto do Bilhete de Identidade e de outros quatro cartões.

"Esperamos ter até ao final de 2006 os primeiros cartões, nem que seja em regime piloto", disse António Costa no Porto, à margem da sessão de encerramento do 1º Congresso Nacional dos Economistas.

Além do BI, o cartão "cinco em um" vai substituir os actuais cartões de Contribuinte, Segurança Social, Saúde e de Eleitor, devendo funcionar simultaneamente na sua forma física e digital, através de identificação electrónica.

Segundo o ministro, a "prova de conceito" do novo cartão deverá estar pronta em Fevereiro, cabendo à Imprensa Nacional Casa da Moeda fazer todos os testes necessários para comprovar que "tudo funciona".

António Costa referiu que o Governo está a analisar com a Sociedade Interbancária de Serviços (SIBS) e com a Associação Portuguesa de Bancos a possibilidade de o "cartão do Cidadão" ter o mesmo sistema de leitura do novo modelo de cartão que a banca irá lançar.

O ministro notou também que vai ser lançado segunda-feira, inicialmente apenas em Lisboa, o "Certificado de Matrícula", documento que vai substituir os actuais "Livrete" e "Título de Registo de Propriedade" do automóvel, alteração que será estendida a todo o país em Janeiro.

António Costa revelou que, nos primeiros três meses, foram criadas 957 empresas no regime "Empresa na Hora", num tempo médio de uma hora e 14 minutos e num tempo máximo de seis horas.

O membro do Governo realçou que este resultado foi conseguido nos únicos seis locais de três distritos (Aveiro, Coimbra e Setúbal) onde o projecto arrancou, anunciando que até Janeiro todos os distritos vão ter pelo menos um local onde se poderá criar uma "Empresa na Hora".

Este projecto de obtenção de documentos e autorizações em apenas uma hora vai ser alargado também à aquisição e registo de marca e à obtenção de licenciamento para unidade fabril, acrescentou o ministro, sublinhando que não há nenhum país na Europa onde se possa criar uma empresa mais rapidamente.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®