domingo, 2 de Novembro de 2025  15:59
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
18-11-2005

Explosão mata militar português em Cabul, três feridos


Última Hora

Um militar do exército português morreu hoje no Afeganistão devido a uma explosão que atingiu a patrulha em que seguia com outros três soldados, disse hoje à Lusa fonte oficial do Ministério da Defesa.

De acordo com o porta-voz da Força Internacional de Assistência à Segurança no Afeganistão (ISAF), em Cabul, Major Andrew Elmes, um militar da ISAF morreu e outros três ficaram feridos, um deles com gravidade, na sequência da explosão de uma mina.

O major Elmes escusou-se a dar a nacionalidade do morto e dos feridos, mas referiu que a explosão ocorreu a Leste de Cabul.

Um comunicado do Ministério da Defesa português precisou que a explosão se deu cerca das 07:30 de hoje (hora de Lisboa), "durante uma missão de patrulha em Cabul", na qual "uma viatura com quatro militares portugueses foi atingida".

O ministério indicou também que uma segunda viatura seguia na coluna mas não sofreu qualquer dano.

"O incidente ocorreu a cerca de 12 quilómetros a sul do campo 'Warehouse', local onde se encontra instalado o contingente português", sublinhou também o Ministério.

O porta-voz da Força Aérea Coronel Carlos Barbosa adiantou entretanto à Agência Lusa que o incidente de hoje não atingiu militares da Força Aérea.

Ao todo, estão no Afeganistão 196 militares portugueses, incluindo quatro no quartel-general e sete que desempenham a função de controladores aéreos avançados.

Os 37 militares que assumiram a gestão do aeroporto de Cabul, entre os quais controladores aéreos e especialistas nas áreas de gestão e das informações militares, regressam a Portugal no final deste mês, passando o controlo do aeroporto para uma força grega.

A força da Aliança Atlântica é composta por 10.000 soldados de 36 países, destacados na província de Cabul e outras nove províncias do norte e do oeste do Afeganistão.

O ministro da Defesa, Luís Amado, visitou no dia 14 deste mês o contingente português estacionado no Afeganistão, integrado na ISAF.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®