domingo, 2 de Novembro de 2025  22:10
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
22-11-2005

Merecida subida de divisão


Clube de Pesca Desportiva de Vilarinho do Bairro

Mesmo remando por areias movediças e anzóis encalhados, ou seja com falta de poucos apoios, o CPDVB - Clube de Pesca Desportiva de Vilarinho do Bairro sagrou-se Campeão Regional de Clubes - Mar (Surf - Casting) - Zona Norte, o que lhe permite disputar, na próxima época, o Campeonato Nacional da 2.ª Divisão. O próximo objectivo é vencer a Taça ARPDABL, dia 4 de Dezembro, na Praia de Quiaios.

“BALANÇO POSITIVO”

Seis anos depois, o CPDVB está de regresso a uma competição (2.ª divisão) nacional. Os grandes obreiros do sucesso foram Rui Pedro Coelho, Luís Coelho, José Carlos Santos, Manuel Moreira, Florindo Soares, Nelson Santiago e Augusto Guerra.

A competição desenrolou-se no Furadouro, Tocha e Praia da Barra. Foram seis provas, distribuídas em três jornadas duplas, e o CPDVB foi a equipa mais regular, aquela que capturou mais peixe (27%) de todo o campeonato, num total de 164 exemplares.

“Foi a vitória do empenho, organização, da homogeneidade dentro do grupo e das estratégias utilizadas”, vincou o vice-presidente Luís Coelho.

Sobre o balanço da época, Nelson Santiago, presidente do CPDVB, em conjunto com Luís Coelho, disse: “O balanço é positivo. Para além do título de campeões regionais de clubes e da subida ao nacional da 2.ª divisão, conseguimos, a nível individual, uma subida, de Manuel Moreira, para a 3.ª divisão nacional, mantivemos um representante (Rui Pedro Coelho) na selecção nacional sub-21, e o culminar da época, na prova de excelência, que é a prova de clubes, a subida de divisão, sem esquecer a presença em vários concursos, de norte a sul do país, Madeira e Açores, os lugares de destaque alcançados”.

Depois do campeonato, o clube de pesca bairradino quer ganhar a Taça ARPDABL, que se disputa a 4 de Dezembro na Praia de Quiaios, competição que já venceu de 2001 a 2003.

Ainda a nível colectivo e individual, o clube conseguiu, parcialmente, um dos objectivos da época, que foi a captação de mais jovens para o clube. Participou com cinco jovens, com idades compreendidas entre os 13 e os 15 anos, no torneio de captação de jovens da ARPDABL - Associação Regional de Pesca Desportiva de Aveiro e Beira Litoral, e um deles federou-se.

O clube espera que mais jovens enveredem pela pesca desportiva, e deixaram o exemplo do jovem Rui Pedro Coelho - um campeão por excelência - que atraia mais jovens para o clube.

Estes resultados enchem de orgulho os seus responsáveis, que adiantam que “somos o único clube a nível nacional que não tem praia e rio ao pé da porta, o que nos leva a ser um clube diferente”.

As principais carências são a falta de apoios, necessários para o clube ir o mais longe possível. O apoio das autarquias tem sido insuficiente, para um clube que gasta 15 mil euros, que consegue amenizar um pouco essa verba com sorteios, com o concurso anual de pesca, sócios e da boa vontade de alguns colaboradores.

“Elevado plano de competição”

É um dado adquirido, muito por força dos resultados obtidos, que, na próxima época, o CPDVB aposte claramente no Surf-Casting e numa possível subida à 1.ª divisão. Isso mesmo nos foi relatado pelos seus principais dirigentes que, questionados se o clube tem condições para participar num campeonato nacional, responderam: “Temos condições humanas. Já demonstrámos que temos pessoas que sabem pescar, já granjeámos prestígio a nível nacional com as nossas prestações, só nos faltam apoios”.

Nelson Santiago reforçou a ideia de que “os nossos resultados dizem que estamos num plano elevado de competição, e a nível de modalidades que se praticam na nossa região somos o clube que mais campeões apresenta”.

Por seu turno, Luís Coelho, ainda sobre a falta de apoios das empresas, diria que as empresas não apoiam “porque têm uma visão distorcida do que é a pesca desportiva. Nos clubes de futebol da nossa região, excepto o Anadia, não saem daqui, enquanto nós vamos a todo o Portugal e ilhas”.

Nelson Santiago acrescentou que “as outras modalidades só competem de uma forma classificativa, enquanto nós, para além da competição, no final dos concursos, há também a parte social, a confraternização com os outros clubes”.

O presidente do CPDVB deixou a mensagem a todas as empresas que apostem no clube, e logo verão se não terão outra visibilidade e rentabilidade nos seus produtos.

Nelson Santiago deixou uma notícia, em primeira-mão: só não divulgou o nome da empresa, que irá patrocinar o CPDVB, na próxima época, deixando a promessa que será anunciada brevemente, dentro do mês de Dezembro, tal como a apresentação da equipa.

Noutro âmbito, e numa perspectiva de ganhar uma maior notoriedade de tudo aquilo que se passa no seio do clube, a direcção apostou nas novas tecnologias, com uma página na Internet, que pode ser visitada em www.cpvilarinho.com .

A ideia é divulgar a actividade do clube, dos pescadores, auxílio para que eles saibam a meteorologia, as marés, e divulgação da pesca, constituindo o único clube da ARPDABL com página na Internet.

Manuel Zappa


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®