domingo, 28 de Abril de 2024  19:24
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Puré de Batata

Puré de Batata

Cozer as batatas. Passar no passador e juntar o leite quente com manteiga e um pouco de noz-moscada tudo misturado. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
23-11-2005





CONVITE



Armando dos Santos Martins (A. Santos Martins) convida V. Exa. para o lançamento dos seus livros



'JOÃO PAULO II EM COIMBRA'

e

'SOFALA - O PRIMEIRO TEMPLO DA IGREJA CATÓLICA NA ÁFRICA ORIENTAL PORTUGUESA' (Quinto Centenário - 1505/2005)



A sessão de lançamento terá lugar na Casa Municipal da Cultura de Coimbra (Rua Pedro Monteiro), pelas 18 horas do próximo dia 29 de Novembro.



XXX



'João Paulo II em Coimbra'



Num livro profusamente ilustrado (com imagens desse grande artista da Fotografia que é Varela Pècurto), o autor enquadra a visita do Papa Karol Wojtyla na História das relações de Coimbra com a Sede Apostólica, desde antes da Fundação da Nacionalidade, quando um bispo conimbricense (Maurício Burdino, o primeiro Gregório VIII) foi entronizado em Roma como chefe da Igreja Católica.

Para além de descrever, com todos os pormenores, a visita de João Paulo II à capital do Mondego - onde falou aos homens e às mulheres de Cultura de Portugal e foi feito Doutor 'Honoris Causa' por todas as faculdades da 'Alma Mater Conimbrigensis' -, o autor, que esteve nos bastidores do acontecimento, revela pela primeira vez os segredos de uma 'conspiração' urdida no multisecular 'arrabalde' de Santa Cruz e da 'estranha' aliança que se formou entre todos os eleitos da Autarquia - da AD, PS e APU - e permitiu contornar o 'protocolo' e reafirmar, no último quartel do século XX, privilégios conquistados pelo Cidadão de Coimbra nos primórdios da Monarquia, para fazer face aos 'excessos' do Clero e da Nobreza.

Desde a visita de Karol Wojtyla à primeira capital do Reino de Portugal, mais se estreitaram as relações de Coimbra com a Santa Sé, para o que muito contribuíram a 'irreverência' do Papa polaco e o afecto que muitas vezes viria a manifestar pelos 'Rouxinóis do Mondego'.

De tudo isso e muito mais se fala num livro que também trata da visita a Coimbra de outros três chefes da Igreja Católica, antes de subirem ao sólio pontifício, das várias peregrinações de João Paulo II a Portugal e da preocupação de todos eles em enaltecer a Epopeia lusitana que levou a Palavra de Jesus Cristo à África, à América do Sul e ao Oriente.







'Sofala - O primeiro templo da Igreja

Católica na África Oriental Portuguesa'



Um livro contra o esquecimento a que foi votado, em Portugal, o Quinto Centenário (1505-2005) do estabelecimento da primeira Capitania em Moçambique (a Feitoria fortificada de Sofala) e do primeiro templo da Igreja Católica na África Oriental. E sobre esse esquecimento o autor faz uma 'provocação' à Igreja portuguesa, ao Poder Político e às autoridades académicas.

Porque foi, pura e simplesmente, ignorada a efeméride, o autor passa a livro todo o seu trabalho de investigação histórica de muitos anos sobre a instalação em Sofala, a progressão de aventureiros e missionários para o Alto Zambeze moçambicano - onde ficava a 'Corte do Monomotapa' -, o que se passou com o Islão - que «estava lá» - e tanto mais que ocorreu, ao longo de quase cinco séculos, desde aquela primeira Feitoria até a região montanhosa do interior africano onde os Portugueses deixaram o último monumento à Epopeia - a barragem hidroeléctrica de Cahora Bassa.



Breve biografia do Autor



Armando dos Santos Martins (A. Santos Martins) nasceu em Coimbra (22.3.1944), paredes-meias com o antigo Mosteiro de Santa Cruz. Depois dos seus estudos como Aluno Salesiano, ingressou na Força Aérea Portuguesa e partiu para Moçambique, integrado nas forças expedicionárias que foram combater a subversão armada naquela antiga Província Ultramarina do Índico. Já como profissional da Imprensa (e Rádio), em Moçambique, foi Correspondente de Guerra nos distritos flagelados pelo conflito armado (Cabo Delgado, Niassa e Tete). Regressou a Portugal em 1976 e, nesse ano, trabalhou como redactor no 'Diário de Coimbra'. Ingressou nos quadros de 'O Comércio do Porto' em 1977, até onde permaneceu até 1999, com funções de chefia e direcção. Entretanto, fundou e dirigiu na sua cidade natal o semanário 'Jornal Vale do Mondego'. Já no ano de 2005 foram editados mais alguns dos seus livros: 'História da Casa do Minho' (2º. volume), 'Santa Maria Lúcia de Jesus e do Coração Imaculado' e 'Os 5 Papas que peregrinaram em Portugal'.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®