domingo, 2 de Novembro de 2025  10:55
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
25-11-2005

Jovens investigadores ligados à Universidade de Aveiro


Projecto biotecnológico vence Concurso Nacional de Empreendedorismo

O projecto biotecnológico FoodMetric, desenvolvido por jovens investigadores ligados à Universidade de Aveiro, venceu a primeira edição do Concurso Nacional de Empreendedorismo, uma iniciativa conjunta com a Universidade Nova de Lisboa a que concorreram 108 projectos.

O projecto que recebeu o primeiro prémio, de 25 mil euros, dedica-se ao desenvolvimento e implementação de metodologias para análise química de produtos alimentares, sendo 30 por cento mais barato que os métodos actuais e 80 por cento mais rápido.

A FoodMetric não tem concorrência em Portugal e muito pouca no estrangeiro, além de esta não permitir a personalização e adaptação a cada cliente como a solução oferecida pelo projecto vencedor, nesta iniciativa da Caixa Geral de Depósitos e da Universidade Nova.

"É muito bom ver os projectos, as equipas, a idade [a maioria jovens com menos de 30 anos], e a qualificação que estas pessoas têm", sublinhou o presidente da CGD, Carlos Santos Ferreira, na cerimónia em que foi anunciado o vencedor e os quatro outros finalistas e entregues os prémios.

Os promotores da iniciativa estão já a pensar na segunda edição do CNE, que consideram uma forma de mostrar que se pode "fazer da vontade realidade", lema do concurso que Santos Ferreira frisou, referindo-se à qualidade dos projectos apresentados.

A iniciativa destina-se a incentivar a inovação, a revitalização do tecido empresarial português e o estímulo da cultura empreendedora entre os estudantes e o processo desta primeira edição iniciou-se em Fevereiro.

Centenas de participantes oriundos de todos os pontos do país e do estrangeiro apresentaram 108 projectos, a maioria nos sectores dos serviços, tecnologias da informação, ambiente, turismo, energia e biotecnologia.

Mas foram os projectos desta última área que tiveram maior mérito, já que mais de metade dos finalistas são da área de biotecnologia.

Os outros quatro projectos premiados foram a BioAlvo, a MagBiosense, a BioHiTec e a Skydata, que tal como vencedor recebem computadores oferecidos pela Fujitsu Siemens e "software" empresarial da Microsoft.

O concurso teve duas fases, a primeira com apresentação de ideias e na segunda os finalistas tinham de desenvolver planos de negócio completos, sendo os cinco melhores planos de negócio apresentados a um grupo de empresários e investidores.

O vencedor do concurso recebeu 25 mil euros, aplicados no capital social da empresa a constituir, mas os organizadores asseguram que todos os projectos da segunda fase têm a possibilidade de angariar apoios e investimentos adicionais através de contactos com potenciais investidores, proporcionados pela divulgação pública do concurso.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®