domingo, 2 de Novembro de 2025  02:26
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
03-01-2006

São as festas anuais da cidade.


Festas de S. Sebastião animam cidade de Anadia

A cidade de Anadia vai festejar, nos próximos dias 20, 21 e 22 de Janeiro, “o seu velho e querido S. Sebastião”. São as festas anuais da cidade.

Uma tradição que os Anadienses vem mantendo venerando aquele que foi educado no cristianismo.

Jovem e militar de carreira, serviu o Imperador Dioclesiano como capitão das Companhias da sua Guarda Imperial, categoria social, que lhe permitiu ser um defensor dos então cristãos perseguidos. Denunciado como prestando-lhe auxílio e socorria, foi “torturado de forma tão cruenta, que o seu sacrifício o elevou à categoria de Mártir da Igreja”. Pela sua posição ascendeu a “terceiro padroeiro da Cidade de Roma”.

As gentes de Anadia respeitam o seu orago, e prestam-lhe um culto sincero e fervoroso, tão ligado à vida e à fé dos povos.

A Capela de S. Sebastião, pequena mas histórico templo, situada no centro de Anadia, é bem o espaço para um devotado recolhimento. Os Anadienses a ele recorrem com as suas orações, suplicando a concessão de uma alegria, ou que lhe afaste uma dor. Capela que envolve os seus paroquianos, e que, pela riqueza do seu património, é bem um “edifício fundamente modificado que mostra ainda restos antigos, como os pináculos da Capela-Mor, do princípio de século XVIII”. A escultura de S. Sebastião é de calcário e do séc. XV e XVI.

Trata-se de uma festa essencialmente religiosa, em que os cristãos fazem as suas promessas de amor e onde a oração se torna mais pura e espiritual perante a figura do Mártir S. Sebastião.

A mordomia que tem a presidi-la o “Juiz” José Leal Mena, com a sua restante equipa, pretende dar jus a esta tradição, apresentando um programa acessível para esta altura do ano.

Será palco desta festa a Praça Visconde de Seabra, que se prepara para receber (domingo de eleições) as inúmeras pessoas que a visitam e que ocorrem à Cidade de Anadia para assistir a estes populares festejos.

São juízas da festa, Belém Pina e Manuela Cerveira.

Programa

Dia 20 de Janeiro - sexta-feira
19h30 - Missa na Capela de S. Sebastião
21h00 - Arraial - Banda Renovação de Figueira de Castelo Rodrigo

Dia 21 de Janeiro - sábado

10h00 - Gaiteiros - Os Reis da Farra, Banda de Música de Anadia
21h00 - Arraial - Conjunto Top Som
23h00 - Fogo de artifício

Dia 22 de Janeiro - domingo

10h00 - Missa na Capela de S. Sebastião
11h00 - Majestosa procissão
15h00 - Rancho Folclórico de Paredes do Bairro e da Palhaça
21h00 - Conjunto Novo Tom

João Venâncio Marques


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®