domingo, 2 de Novembro de 2025  21:51
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
01-02-2006

O pedido de casamento está marcado para as 14.30 horas


Duas mulheres de Aveiro tentam casamento homosexual

A primeira tentativa de casamento homossexual em Portugal tem lugar hoje à tarde numa conservatória de Lisboa e o advogado das duas mulheres, residentes em Aveiro, afirmou ter preparado um recurso caso o conservador se recuse a casar Teresa e Lena.

"O pedido de casamento está marcado para as 14:30. Se for recusado um minuto depois pelo conservador às 14.32 vou entregar um recurso judicial dessa decisão", afirmou à agência Lusa o advogado Luís Grave Rodrigues, que tem dado apoio jurídico a esta tentativa de casamento.

Lena e Teresa têm 28 e 35 anos, respectivamente, e vivem juntas há cerca de três anos com Marisa, a filha biológica de Lena.

"Esta coragem de Teresa e Helena de verem a sua vida exposta é a coragem que falta aos nossos políticos, pois em um mês podiam expurgar do Código Civil" a proibição de duas pessoas do mesmo sexo poderem casar.

O artigo 1577 do Código Civil restringe a celebração de contratos de casamento a pessoas do sexo diferente, mas em contrapartida a Constituição da República Portuguesa - em relação à qual o Código Civil não pode estar em contradição - estabelece o princípio da igualdade, que proíbe qualquer discriminação com base na orientação sexual.

"O conservador deverá recusar hoje o casamento com base em orientações superiores fundamentadas no Código Civil. Mas esta lei é inconstitucional e acredito que logo o tribunal de primeira instância vai reconhecer isso no recurso judicial que, provavelmente, vou hoje apresentar", adiantou o advogado.

Se o tribunal de primeira instância assim o não fizer, Luís Grave Rodrigues está determinado a levar o caso até ao Tribunal Constitucional (passando pelo Tribunal da Relação e Supremo), "ou mesmo ao Tribunal Europeu" dos Direitos do Homem.

No próximo dia 16 de Fevereiro várias associações de defesa dos direitos de gays e lésbicas vão entregar ao presidente da Assembleia da República, Jaime Gama, uma petição a favor do casamento entre pessoas do mesmo sexo.

Esta petição exige uma alteração ao Código Civil no sentido de permitir o casamento de homossexuais em Portugal, à semelhança do que acontece em outros países como a Holanda, Bélgica, Espanha ou Canadá.

Foto - www.sic.pt


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®