domingo, 2 de Novembro de 2025  21:51
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
09-02-2006

Vai nascer zona industrial devidamente infraestruturada


Câmara de Águeda - 100 dias depois, Nadais faz balanço

Cem dias depois de ter tomado posse, o socialista Gil Nadais, presidente da Câmara Municipal de Águeda, fez o balanço possível de um executivo que herdou mais de 17 milhões de euros de dívidas. Contudo, sem fazer comentários à herança deixada pelo PSD, partido que governou o concelho desde as primeiras eleições autárquicas até Outubro último.

Ouvir empresários

Entre muitos outros assuntos, o autarca deu conta de que iniciou a auscultação dos proprietários de vários terrenos com vista à criação de uma zona industrial, devidamente infra estruturada, no Norte da Giesteira, freguesia de Assequins.

O presidente anunciou mesmo que “o município está disponível para liderar o processo de entendimento para formar uma sociedade que assuma a criação de infra-estruturas de apoio às empresas”, considerando a medida importante para dar resposta aos pedidos de investidores que procuram espaços.

Na ocasião, Gil Nadais deu a conhecer também, duas alterações ao Plano Director Municipal - uma relacionada com as áreas de estacionamento e outra com os telheiros dos cais de carga e descarga das empresas -, destinadas a facilitar a legalização de muitas unidades industriais.

“Não queremos que as empresas saiam de Águeda para outros concelhos. Temos que criar condições para o seu licenciamento, até porque uma grande parte das empresas não está legalizada”, concluiu.

Resolver problemas

“Estamos a começar a resolver alguns problemas, que têm dificultado a vida dos cidadãos e, por outro, a afirmar Águeda pela positiva”, disse o presidente da autarquia, em jeito de balanço, sublinhando ainda que “agora, é mais fácil construir em Águeda. Estamos a desburocratizar os serviços”.

Uma outra medida, tomada pelo executivo PS, foi adjudicar uma auditoria à situação financeira da câmara que já está a decorrer e que dentro de dois meses, será conhecido um relatório intercalar.

Recorde-se que, pouco depois de tomar posse, o executivo decidiu também pedir um empréstimo de um milhão de euros para aliviar a tesouraria. O passivo rondará cerca de 17,5 milhões de euros.

“É complicado, mas temos de gerir a Câmara assim durante algum tempo. Perdemos uma enorme capacidade de investimento”, admitiu Gil Nadais.

Finalmente, no plano desportivo, destacou a escolha de Águeda para uma cidade sede do próximo campeonato europeu de sub-21 em futebol, anunciando ainda que a selecção de Itália vai disputar um jogo, em Águeda, no próximo dia 28 de Fevereiro.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®