domingo, 2 de Novembro de 2025  16:15
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
10-02-2006

Oliveira do Bairro e Mealhada escapam...


Encerram dez Escolas Primárias no concelho de Anadia

Um estudo provisório divulgado, na penúltima quinta-feira, pelo Sindicato dos Professores da Região Centro (SPRC) conclui que nos concelhos de Anadia, Vagos e Águeda, vão encerrar 19 escolas primárias como na Região Centro, vai encerrar cerca de meio milhar de escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico. Os concelhos de Oliveira do Bairro e Mealhada escapam, enquanto o estudo não está concluído, à onda de encerramentos das escolas primárias com poucos alunos.

Escolas a fechar

Em Anadia, vão fechar as escolas de Couvelha, Espairo, Pedreira, Quinta do Perdigão, Sá, São Lourenço, Algeriz, Canelas, Alpalhão, e Vale de Avim, enquanto que, em Vagos, encerrarão as escolas do Boco, Lavandeira, Carregosa, Gândara, Parada de Cima. Acrescente-se que este ano já encerraram, em Anadia, as escolas de Banhos, Levira, Horta e São João da Azenha, o que totaliza 14 escolas a encerrar este ano lectivo.

Nos concelhos de Oliveira do Bairro e Mealhada, o estudo, provisório, ainda não aponta escolas para encerrar, mas, segundo, a coordenadora do executivo distrital de Aveiro do SPRC, Rosa Gadanho, dentro de uma semana já serão conhecidas as escolas a encerrar.

"Apesar do anúncio inicial de encerramento de 150 EB1 em 2006/2007, na região Centro, o SPRC concluiu, pelos dados que recolheu, que o número de escolas a encerrar atingirá o meio milhar de estabelecimentos", revela a organização sindical no estudo a que JB teve acesso.

Segundo o coordenador do SPRC, Mário Nogueira, a lista de escolas a encerrar naRegião Centro, no final deste ano lectivo, “foi elaborada por dirigentes sindicais a partir da confirmação do fecho junto dos próprios estabelecimentos, agrupamentos educativos, conselhos executivos, coordenações educativas e autarquias”.

"Os dados do estudo sobre a rede escolar confirmam que o Ministério da Educação já aprovou o encerramento de cerca de meio milhar de escolas para a região Centro", lê-se no estudo.

Estudo incompleto

O levantamento conclui que "das 2.321 escolas identificadas no estudo, 486 (20,9 por cento) serão encerradas. Este número situar-se-á no meio milhar quando os dados dos distritos de Coimbra e de Aveiro estiverem completos".

De acordo com Mário Nogueira, este encerramento "sem regras", projectado para "a poupança no imediato e sem avaliar as consequências para o futuro, atingirá milhares de professores".

“O SPRC não pretende provar que a solução seria manter as pequenas escolas em funcionamento, mas não defende, nem defenderá, nenhum encerramento de escolas tendo por base critérios uniformizadores, economicistas e redutores da qualidade da rede escolar do 1º Ciclo do Ensino Básico. Por essa razão, o SPRC continuará a combater esta medida no plano político, educativo e social”.

Mário Nogueira avança ainda que “uma das consequências directas do encerramento de escolas é a necessidade de deslocação dos alunos, para os designados estabelecimentos de “acolhimento”.

Contactos

Entretanto, o SPRC vai manter contactos com representantes das autarquias (Câmaras Municipais e Juntas de Freguesia), representantes do movimento associativo de pais, entre outros agentes educativos, com a promoção de iniciativas públicas sobre o problema, assim como, entre outras iniciativas, vai colocar no site do sindicato, para denúncia, fotografias das escolas de acolhimento que não reúnam as condições mínimas de aprendizagem e de resposta social.

O estudo "Rede Escolar do 1º Ciclo do Ensino Básico - Encerramento de Escolas do 1º Ciclo" foi realizado em Dezembro e Janeiro passados e vai ser divulgado junto dos órgãos de soberania e de várias organizações.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®