domingo, 2 de Novembro de 2025  21:51
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
14-02-2006

Deverão diminuir os reembolsos de IRS


Governo ordena às empresas que baixem retenção na fonte do IRS 2006

O Governo deu ordem às empresas para que baixem a taxa de "retenção na fonte" do IRS, o imposto sobre os rendimentos, pelo que milhões de contribuintes por conta de outrem terão acréscimos salariais já no final do mês.

De acordo com o Diário de Notícias, que hoje destaca em manchete "Salários `sobem' com menos retenção de IRS", esta é a primeira vez desde o princípio da década que o Governo dá ordem às empresas para baixar a taxa de "retenção na fonte" do IRS.

O jornal escreve que prejudicados serão os pensionistas e os titulares de rendimentos acima dos dez mil euros mensais.

No que diz respeito aos reformados, às deduções mais baixas no IRS - tal como o introduzido pelo Governo no Orçamento para este ano - corresponde a um aumento do imposto a pagar em 2007.

Assim, refere o DN, as Finanças aumentaram, desde já, as taxas da tabela de retenção mensal do IRS, por conta do imposto final a liquidar.

Em contrapartida à diminuição do imposto mensalmente retido, deverão diminuir os reembolsos de IRS a efectuar pela máquina fiscal na abertura do Verão de 2007.

Isto porque, se baixou o valor dos "empréstimos forçados" que o Estado "exige" aos contribuintes todos os meses a taxa do imposto, bem como os escalões de IRS, mantêm-se, tal como foi aprovado no Orçamento do Estado de 2006.

Segundo o DN, os cortes nos adiantamentos obrigatórios aos cofres fiscais por conta do IRS - a chamada retenção na fonte, a cargo da entidade patronal - pode levar a um aumento do rendimento dos contribuintes.

Em geral, a regra é: quem ainda não beneficiou de aumentos salariais ou mesmo actualizações em linha com a inflação (2,3 por cento) ou mesmo ligeiros aumentos no rendimento terá um menor desconto de taxa de retenção de IRS no salário.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®