domingo, 2 de Novembro de 2025  22:05
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
04-03-2006

Rajadas que podem atingir os 100 quilómetros/hora


Mau tempo - Distrito em alerta laranja e amarelo

Nove dos dezoitos distritos portugueses estão este fim-de-semana em situação meteorológica de risco moderado e elevado, com o Instituto de Meteorologia a prever ventos com rajadas que podem atingir os 100 quilómetros/hora e queda de neve.

Os distritos de Viana do Castelo, Braga, Vila Real, Bragança, Guarda, Viseu, Coimbra, Portalegre e Faro estão em alerta laranja, que corresponde a uma "situação meteorológica de risco moderado a elevado".

O alerta amarelo - situação de risco para determinadas actividades dependentes da situação meteorológica - abrange os distritos Porto, Aveiro, Castelo Branco, Santarém, Leiria, Lisboa, Setúbal e Beja.

Apenas no distrito de Évora "não se prevê nenhuma situação meteorológica de risco".

Para os arquipélagos dos Açores e da Madeira também não foram emitidos alertas.

O Instituto de Meteorologia prevê ventos moderados a fortes nas regiões Centro e Norte de Portugal Continental, especialmente no litoral, com rajadas até 90 Km/hora, e vento forte a muito forte nas terras altas, com rajadas até 100 Km/hora".

A neve deverá cair no Norte e Centro, acima dos 1500 metros, durante o dia de sábado, e a partir da noite e até ao fim da tarde de domingo ocorrer em locais situados a partir dos 800 metros.

A partir da manhã de sábado, espera-se chuva, por vezes forte, em especial nas regiões do Norte e Centro, que deverá diminuir progressivamente, à tarde, para aguaceiros.

Segundo o Instituto de Meteorologia, a partir do fim da manhã de sábado estão reunidas as condições favoráveis à ocorrência de trovoadas e queda de granizo.

O Serviço de Bombeiros e Protecção Civil (SNBPC) alerta que estruturas como andaimes, toldos ou tendas podem ser afectadas por rajadas de vento ou queda de árvores e postes e recomenda o encerramento de portas e janelas e que sejam retirados objectos soltos de varandas e peitoris de janelas.

Em comunicado, o SNBPC avisa ainda que os condutores devem reduzir a velocidade e ter "especial atenção aos lençóis de água que podem formar-se nas vias e à diminuição da visibilidade, que poderá aumentar o número de acidentes de viação".


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®