domingo, 2 de Novembro de 2025  22:02
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
20-03-2006

Maratona competitiva prolonga-se até Maio


Escolíadas - Penacova na liderança

Teve início na noite da passada sexta-feira, na Quinta dos Três Pinheiros, na Mealhada, mais uma edição das «Escolíadas», uma das iniciativas culturais e competitivas dirigida às escolas Secundárias da Região Centro das mais marcantes que se realizam na região e no País.

Este ano, a maratona competitiva, que se prolonga até Maio próximo, reúne 15 estabelecimentos de ensino da zona Centro e junta mais de 1500 alunos e professores, tratando-se de um projecto que é apoiado por entidades como os Ministérios da Educação e Cultura.

Os participantes prestam provas nas áreas culturais da Música, Teatro, Dança, Pintura, Cultura Geral e Claques, que são avaliadas por um júri, escolhido pela Direcção Regional de Educação do Centro.

Dividido em cinco etapas de apuramento para a grande final, que juntará as três escolas mais pontuadas ao longo da maratona competitiva, as «Escolíadas» arrancaram anteontem da melhor forma, com a prestação das três primeiras escolas: Secundária de Vagos, Penacova e Dr. João Carlos Celestino Gomes (Ílhavo).

A Secundária de Penacova, ao somar 156 pontos no conjunto de provas, tomou a liderança provisória do concurso, sendo secundada pela Escola de Ílhavo que obteve um total de 155 pontos, enquanto Vagos conquistou 147 pontos, estando na terceira posição.

Trata-se de uma tabela provisória e não definitiva, já que o concurso ainda agora começou e pela frente ainda vão prestar provas 12 escolas secundárias.

Para além do espírito de convívio e partilha - mais uma vez ficou evidente entre os participantes - as «Escolíadas» voltaram a provar ser o palco privilegiado das escolas para a revelação dos talentos artísticos que os estudantes possuem.

Isso mesmo foi destacado, de forma genérica, pelo júri deste ano.

O tema da «Água» foi a escolha da Secundária de Vagos para as suas provas. Assim, na peça de teatro , a escola apresentou-se com a prova intitulada «O Capuchinho Azul no século XXI», uma nova versão onde o Capuchinho deixa de pertencer ao passado e passa a pertencer à actualidade, tomando na peça uma atitude de agente protectora da água, apelando à poupança de água. A peça retratou ainda um pouco do que se vive na sociedade.

No mesmo seguimento, na prestação musical, a escola de Vagos quis comparar a Força de Viver com a Força da Água, num tema a que chamou «Querer é Poder».

As «Relações Humanas» foi o tema seleccionado pela escola Secundária Dr. João Carlos Celestino Gomes, de Ilhavo.

Neste caso, a escola pretendeu retratar a vida e os seus limites. «Retratamos, em forma de arte, as cores da nossa vida, os sons, as expressões que nos fazem a nós e àquilo que esta geração é, na sua procura de futuro, num presente vivido intensamente, no limite do sonho», diriam os responsáveis da escola.

Já Penacova optou por se apresentar com o tema genérico do «Rock in Rio». A equipa pretendeu, desta forma, mostrar que o amor, a amizade, o afecto, a euforia, a diversão, a alegria e, acima de tudo, a igualdade entre os Homens estão tantas vezes perto de nós, embora tenhamos dificuldades em vê-los.

No final, mais uma vez, independentemente das pontuações que cada escola obteve, o espírito de companheirismo e salutar competição ficou evidente, com todos a festejarem em conjunto.

A competição e sobretudo a festa entre escolas, regressa na próxima sexta-feira, 24 de Março, com a prestação das escolas Dr. João Lopes de Morais (Mortágua), Escola Profissional de Agricultura de Vagos e Escola Secundária da Mealhada.

As provas terão início pelas 23 horas e, desde já, renovamos o convite para que esse prestigiado órgão de comunicação social esteja presente no evento, confirmando as características singulares do projecto.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®