domingo, 2 de Novembro de 2025  05:40
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
21-03-2006

O espólio de Costa e Melo é constituído por 1142 monografias e 113 periódicos


Aveiro - Câmara Municipal recebe espólio de Costa e Melo

A Câmara de Aveiro anunciou hoje a oferta ao município do espólio do opositor ao Estado Novo Manuel da Costa e Melo e da documentação histórica da antiga Comissão Promotora do Monumento a José Estêvão.

O espólio de Costa e Melo é constituído por 1142 monografias e 113 periódicos, para além de diversos dossiers, recortes, fotografias, vídeos, cassetes e o seu "arquivo pessoal", estando as peças identificadas e depositadas na Biblioteca e Arquivo Municipal.

Manuel da Costa e Melo nasceu em Mourisca do Vouga, Águeda, em 1913.

Licenciado em Direito, desenvolveu uma intensa participação na vida política do país, que lhe valeu a expulsão da Função Pública durante o Estado Novo, vindo a ser reintegrado somente em 1975.

Foi militante da União Socialista, da Acção Socialista Portuguesa e do Partido Socialista e participou activamente nas campanhas eleitorais de Norton de Matos e de Humberto Delgado e nos Congressos Republicanos de Aveiro, em 1957, 1969 e 1973.

Após o 25 de Abril de 1974, fez parte da comissão Administrativa da Câmara Municipal, tendo sido, de 1976 a 1979, governador Civil de Aveiro.

Com extensa obra publicada, Costa e Melo colaborou ainda em diversos jornais e revistas de Lisboa e do Porto e na imprensa regional de Águeda, Albergaria-a-Velha e Aveiro.

A Câmara de Aveiro recebeu também a documentação histórica da ex-Comissão Promotora do Monumento a José Estêvão, entregue a título gratuito pela escola secundária que tem José Estêvão por patrono.

A documentação foi adquirida quando da extinção da Comissão Promotora do Monumento a José Estêvão, juntamente com uma colecção de 12 fotografias da autoria de Emílio Biel.

O depósito consta de vária documentação referente aos festejos a José Estêvão, à festa de inauguração da sua estátua e de iniciativas inerentes, datados na sua maioria de 1889.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®