domingo, 2 de Novembro de 2025  05:40
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
22-03-2006

Centro Social de Nossa Senhora do Ó


Aguim - 1ª Pedra do Pavilhão Polivalente

O Centro Social de Nossa Senhora do Ó de Aguim viveu, no último domingo, um dia maior (só obscurecido, não pelo rigor do tempo, porque até fez sol, mas pela ausência do Secretário de Estado do Trabalho e da Segurança Social, falhando assimo ao compromisso), com o lançamento da primeira pedra do pavilhão polivalente, um investimento, voltado para os idosos, cujos custos ultrapassarão 100 mil euros (20 mil contos).

Equipamento aberto à comunidade

Marcaram presença no lançamento da primeira pedra do pavilhão polivalente o Bispo de Aveiro, D. António Marcelino, que lançou a bênção não das pedras, mas das pessoas que hão-de levar por diante a obra, os presidentes da Câmara e da Junta, Litério Marques e Víctor Timóteo, o presidente da direcção, Luís Agostinho Ferreira, dirigentes e associados.

De entidades governamentais, apenas, Laura Tomé, representante do Director Regional da Segurança Social.

Com a implantação deste equipamento, segundo Luís Agostinho Ferreira “pretendemos criar condições de acesso às actividades físicas desta instituição, logo aumentando a qualidade de envelhecimento dos idosos do nosso lar”, mas, acrescentou, “também a população de Aguim e do concelho de Anadia terá as portas abertas...”.

Perante o lançamento da primeira pedra da nova igreja e do pavilhão Víctor Timóteo era um autarca satisfeito e esses projectos vêm mostrar que Aguim tem pessoas voltadas para o futuro, na sua opinião, capazes de levá-los por diante. Quanto a apoios, foi claro. “No que puder, a Junta vai ajudar”.

Quem não estava nada satisfeito era Litério Marques, relativamente à ausência tanto do secretário de Estado do Trabalho e Segurança Social, Pedro Marques, que falhou o compromisso, como do Director Regional da Segurança Social.

No que toca às ajudas da câmara, não as descarta, - “estou sempre disponível para colaborar, mais no caso da igreja” - até porque as obras “vão ser um grande desafio para a população”, ainda que reconheça que “o povo de Aguim tem mostrado capacidade de realização”. Assim ajudem as entidades competentes, acrescentou, “embora já tenham falhado o compromisso” de estarem presentes.

“Deploramos esta situação”, desabafou o edil anadiense.

Equipamento para servir a comunidade

O Centro Social de Nossa Senhora do Ó de Aguim não pára de crescer. É o lançamento da primeira pedra para a construção do Pavilhão Polivalente; será a remodelação e ampliação do parque infantil, com a colocação de piso sintético no campo de futebol; será a compra de um autocarro de 24 lugares, com o apoio do Fundo de Socorro Social; será a concretização de um sonho ambicioso, ou seja, a construção da Unidade de Apoio Integrado; será o projecto relacionado com uma Escola de Educação e Prevenção Rodoviária; será a candidatura apresentada pela instituição ao Programa de Apoio Integrado a idosos (PAII).

Este pavilhão polivalente integra, como peça fundamental, o ginásio, mas há outros espaços importantes, como o destinado à fisioterapia, e compreende ainda Gabinete de Apoio e instalações sanitárias.

O projecto aguarda para o seu financiamento, já que a instituição não tem fundos próprios para tanto, mas terá que suportar 30% dos custos. É que a obra ascende a mais de 100.000 euros (20 mil contos) a aprovação pelo Sub-Programa 2, da CCDR-Centro.

Este equipamento, que depois de ser iniciado, poderá estar pronto ao fim de poucos meses, não só possibilitará a realização de festas e eventos culturais e recreativos, promovidos pela própria instituição, mas também estará seguramente aberto à comunidade da freguesia de Aguim para realizações idênticas.

Neste serviço e abertura à comunidade estão completadas obviamente as crianças das escolas e catequese e atletas do Aguinense.

Armor Pires Mota


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®