domingo, 2 de Novembro de 2025  05:39
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
29-03-2006

O projecto foi elaborado por técnicos da autarquia


Anadia - Três novas rotundas e três novas grandes superfícies

A autarquia anadiense prepara-se para dar início à construção de três novas rotundas na cidade de Anadia. Obras que, segundo o edil Litério Marques, “vão valorizar e facilitar muito as acessibilidades dentro do núcleo urbano”.

Rotunda no Cruzamento dos Fornos, na Malaposta

A primeira rotunda de que o autarca falou a JB prende-se com a que vai ser construída no actual Cruzamento dos Fornos, na Malaposta, junto ao edifício das Lages, uma vez que segundo o edil “o actual cruzamento, embora semaforizado, não responde, de forma eficaz e fluente, ao tráfego naquele local”, sendo conhecido também como “um dos muitos ponto negro do IC-2”, propício a acidentes de alguma gravidade.

Assim, avançou o autarca, “o executivo, consciente de que a sinalização actual é insuficiente e insegura face ao grande volume de trânsito naquele troço do IC-2, conseguiu através de protocolo, celebrado com o Instituto Estradas de Portugal estabelecer um compromisso que visa a transformação daquele cruzamento em rotunda”. Por outro lado, sublinhou ainda, “como junto às Caves Valdarcos vai ser implantado um novo espaço comercial - MiniPreço - pretendeu-se também, ao mesmo tempo, facilitar os acessos ao próprio hipermercado, pelo que a empresa poderá igualmente colaborar na obra”.

O projecto, que foi elaborado por técnicos da autarquia em colaboração com técnicos do Instituto Estradas de Portugal, está orçado em mais de 75 mil euros (só da responsabilidade da autarquia) e prevê ainda a divisão de custos entre ambas as partes: “a Câmara Municipal será responsável pela colocação de lancis e pavimento, enquanto que o IEP será responsável pela iluminação (a adjudicar) e pela colocação de sinalização”.

Quanto ao embelezamento da rotunda, esse trabalho ficará para uma segunda fase que passará igualmente pela celebração de um protocolo para arranjo urbanístico do local.

A JB o edil anadiense avançou ainda que, tratando-se de uma estrada muito movimentada, é possível que o tráfego venha a ser interrompido e desviado no local durante dois dias no máximo. A obra deverá iniciar-se até ao dia 18 de Abril, estando já equacionada a hipótese de colocar, no local, mais equipas de trabalho para que os transtornos no trânsito sejam os menores possíveis e, por forma a que, aquando da inauguração da Feira da Vinha e do Vinho, a obra esteja já concluída.

Quanto a rotundas, Litério Marques avançou também que “embora se encontrem ainda em fase de projecto, sem data prevista para arrancar, encontram-se também mais duas rotundas: uma que irá nascer junto à EB 2/3 de Anadia e uma outra que deverá nascer no cruzamento da EN 235 que dá acesso ao Pereiro e também a Alféloas/Famalicão.

Rotunda das Almas Domingas e da Cerâmica de Anadia

No enquadramento das acessibilidades à cidade de Anadia, a Câmara Municipal de Anadia prepara-se para concluir a rotunda, que já começou a ser construída na ligação da Curia à parte nascente da cidade. Trata-se da rotunda das Almas Domingas, perto das empresas Pavigrés e Sanitana, uma obra que na opinião do autarca “virá também melhorar e facilitar o trânsito no local”.

A obra, da responsabilidade da autarquia, será realizada por administração directa e os seus custos inserem-se nos da variante sul/sudoeste a Anadia.

A JB o autarca avançou ainda que “também esta rotunda deverá estar concluída aquando no início da Feira da Vinha e do Vinho, em Junho”.

Também o cruzamento da Cerâmica de Anadia, com a Avenida 5 de Outubro, a Rua Adriano Henriques e a Rua dos Olivais, vai dar lugar a uma nova rotunda. Para Litério Marques esta rotunda justifica-se “por se tratar de um local de conflito rodoviário que precisa de ser melhorado”. Por outro lado, sublinhou ainda “como existe a intenção de implantar uma outra superfície comercial - Intermarché - nas proximidades, será uma forma de ordenar e corrigir o trânsito no local, facilitando as acessibilidades aquela superfície comercial”, não deixando também de avançar que uma outra superfície comercial - Pingo Doce - já mostrou igualmente interesse em se instalar na cidade de Anadia, mais concretamente na zona do Vale Santo, em frente a uma das entradas da Estação Vitivinícola da Bairrada.

Catarina Cerca


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®