domingo, 2 de Novembro de 2025  22:11
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
06-04-2006

A loja situa-se no último andar do Centro Comercial OITA


Aveiro: PSP comunica ao MP propaganda à ETA em loja de centro comercial

A PSP comunicou ao Ministério Público, "como medida de cautela", a existência de uma montra com propaganda da organização terrorista basca ETA num centro comercial de Aveiro, disse hoje à agência Lusa fonte policial.

O comandante da Divisão de Aveiro da PSP, comissário Sérgio Loureiro, declarou que "a PSP já está informada da situação e fez a respectiva comunicação ao Ministério Público, como medida de cautela".

"As pessoas são livres de manifestarem o apoio político que entenderem, mas a ETA está ligada a actividades puníveis por lei, pelo que as actividades daquela organização são naturalmente seguidas", adiantou o comissário da PSP.

A existência de uma montra com cartazes e mensagens escritas em basco, de propaganda daquela organização, é revelada na edição de hoje do semanário local "O Aveiro".

O jornal entrevistou o arrendatário do espaço comercial, um ex- emigrante português que esteve radicado no País Basco durante 22 anos, que confessa ter ali participado em várias iniciativas de apoio à ETA e ao ilegalizado partido Herri Batasuna.

O ex-emigrante Carlos Marabuto, em declarações àquele jornal, considera que as mensagens de propaganda "em nada infringem a legislação nacional" e argumenta que "em Portugal a ETA não pode ser considerada uma organização terrorista porque nunca atentou contra o Estado português".

A loja situa-se no último andar do Centro Comercial OITA, numa zona com pouco movimento, e encontra-se encerrada e tapada com papel de cenário, tendo na montra cerca de meia centena de mensagens de propaganda coladas, entre panfletos, fotografias, desenhos, bandeiras e autocolantes.

Recentemente e antes da colocação da propaganda da ETA na montra, a PSP já havia apreendido ao ex-emigrante português um autocolante daquele movimento.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®