domingo, 2 de Novembro de 2025  10:55
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
10-04-2006

Alípio Ribeiro é natural de Aveiro


Novo director nacional, Alípio Ribeiro, empossado hoje às 19 horas

O primeiro-ministro dá posse segunda- feira, às 19:00, ao novo director nacional da Polícia Judiciária (PJ), Alípio Ribeiro, numa cerimónia que decorrerá no Ministério da Justiça, em Lisboa, disse hoje à agência Lusa fonte oficial do Ministério.

De acordo com a mesma fonte, além de José Sócrates estarão também presentes na cerimónia o ministro da Justiça, Alberto Costa, e os secretários de Estado José Conde Rodrigues e João Tiago Silveira.

O anterior director da PJ, Santos Cabral, foi afastado segunda- feira, depois de a direcção desta polícia de investigação criminal ter ameaçado demitir-se em bloco caso o Governo não recuasse na decisão de retirar à Judiciária a responsabilidade pelos contactos internacionais com a Interpol e a Europol, passando estas competências para o Ministério da Administração Interna.

Problemas financeiros e de asfixia económica na PJ também pesaram na decisão da direcção em ameaçar demitir-se.

O novo director nacional da PJ, Alípio Ribeiro, ingressou no Ministério Público em 1973 e ocupava há cerca de um ano as funções de procurador-geral distrital do Porto.

Alípio Fernando Tibúrcio Ribeiro, de 56 anos, é natural de Vera Cruz, no distrito de Aveiro.

Licenciado em Direito pela Universidade de Lisboa, foi delegado do Procurador da República em Mirandela, entre Janeiro de 1976 e Dezembro de 1977, e desempenhou as mesmas funções em Vila do Conde, entre Dezembro de 1977 e Maio de 1987.

Seguiu, posteriormente, para o Círculo Judicial de Bragança, onde esteve de Junho de 1987 a Dezembro de 1988, e depois em Paredes.

Ingressou no Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP) do Porto em 1990.

Foi inspector do Ministério Público, entre Março de 1993 e Outubro de 2003, tendo ocupado, depois, o cargo de Procurador-geral adjunto no Tribunal da Relação de Guimarães.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®