domingo, 2 de Novembro de 2025  02:30
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
02-05-2006

Nova subida em Junho


BCE deve manter as taxas de juro nos 2,5% na reunião de 5ª feira

O Banco Central Europeu (BCE) deve manter as taxas de juro inalteradas na reunião de quinta-feira, continuando a preparar o mercado para uma nova subida em Junho, segundo os analistas ouvidos hoje pela agência Lusa.

O preço do dinheiro deve ficar nos 2,5 por cento, depois de um aumento de 0,25 pontos percentuais em Março.

Após a reunião de Abril ficou claro que o aumento das taxas não seria em Maio, pelo que o banco não quereria agora surpreender o mercado, segundo Rui Constantino do Santander Negócios Portugal.

Os dados "favoráveis" da Zona Euro, as declarações dos responsáveis do BCE e a necessidade de conter eventuais pressões inflacionistas devem justificar uma subida das taxas de juro em Junho, de acordo com o analista José Brandão de Brito do BCP.

O crescimento da massa monetária (um indicador de liquidez) e do crédito ao sector privado devem levar o BCE a manter o ritmo de subida de taxas, apesar do risco de valorização do euro, disse Teresa Gil Pinheiro, analista do BPI.

O risco moderado de inflação através dos aumentos salariais também deve ser outro dos argumentos usados pelo banco central para subir o preço do dinheiro em Junho, já que a Alemanha e a Itália negociaram subidas de salários de três por cento (acima da inflação) para 2006, referiu Brandão de Brito.

O mercado e todos os analistas ouvidos pela Lusa prevêem uma nova subida das taxas de juro da Zona Euro em Junho, de 0,25 pontos percentuais, acreditando que no final do ano a taxa de referência chegue aos 3,25 por cento.

A próxima reunião do conselho de governadores do BCE está agendada para 4 de Maio.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®