domingo, 2 de Novembro de 2025  02:41
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
07-05-2006

Históricos como Nogueira de Brito, Girão Pereira e Narana Coissoró fazem parte


CDS - Sete nomes novos na comissão executiva de Ribeiro e Castro

A comissão executiva do CDS- PP terá sete novos nomes, entre eles o ex-secretário de Estado da Ciência e Inovação Pedro Sampaio Nunes, que será vice-presidente, e históricos como Nogueira de Brito, Girão Pereira e Narana Coissoró.

O líder do CDS, cuja moção foi aprovada esta madrugada com 57 por cento dos votos, vai ter três vice-presidentes: Miguel Anacoreta Correia, que já ocupava esta função, Martim Borges de Freitas, que acumulará o cargo com o de secretário-geral, e Pedro Sampaio Nunes.

Como novos vogais, o núcleo duro terá Fernando Paes Afonso e Isabel Gonçalves, que já integravam a comissão política, entrando para a direcção os históricos Narana Coissoró - que tinha integrado a penúltima direcção de Paulo Portas - Nogueira de Brito - ex-deputado e presidente do Conselho Nacional de Portas -, Girão Pereira, ex-autarca de Aveiro e da ala 'monteirista', e o chefe de gabinete de Ribeiro e Castro, Luís Lagos.

Mantêm-se na comissão executiva, que passa de 12 para 15 membros, João Luís Mota Campos, José Paulo de Carvalho, Paulo Núncio, Pedro Pestana Bastos e Sílvio Cervan, registando-se a saída do até agora vice-presidente José Castro Coelho e de António Lobo Xavier (vogal).

Castro Coelho, que se mantém na comissão política, será também o coordenador executivo do Conselho Económico e Social.

Existe apenas uma outra lista candidata à direcção do partido, a do ex-vice-presidente do Conselho Nacional de Ribeiro e Castro Paulo Miranda, encabeçada pelo próprio, e que tem como secretário-geral José Pedro da Cunha.

A moção de Paulo Miranda, "Um CDS para Todos", teve apenas oito votos, correspondentes a um por cento.

Para a mesa do Conselho Nacional existe apenas uma lista, afecta à direcção, em que se mantém como presidente Maria José Nogueira Pinto e como vice-presidente Artur Jorge Basto.

Para o Conselho Nacional foram, contudo, apresentadas duas listas alternativas à da direcção, uma das quais tem como primeiro nome o histórico do partido e ex-vice-presidente do grupo parlamentar Manuel Cavaleiro Brandão.

A oposição interna apresentou também uma lista, encabeçada por Pires de Lima, e que inclui também outros ex-dirigentes da direcção de Paulo Portas como Telmo Correia, Celeste Cardona e Álvaro Castello- Branco.

A terceira lista do Conselho Nacional é composta por militantes das concelhias de Cascais e Oeiras e é encabeçada por João Sande e Castro.

Para a mesa do congresso, existe uma única lista, da direcção, que volta a apostar em Luís Queiró para a presidência.

Ao Conselho Nacional de Fiscalização concorrem duas listas: a da direcção apresenta como candidato a presidente o fundador do CDS João Porto, enquanto a dos críticos propõe o presidente da distrital de Santarém Herculano Gonçalves.

Também ao Conselho Nacional de Jurisdição concorrem duas listas: a da direcção que tem como presidente Manuel Machado e a integrada por membros do grupo parlamentar encabeçada pelo deputado João Rebelo.

Devido ao atraso de cerca de três horas no início das votações, também a proclamação de resultados, que estava prevista para as 15:30, irá atrasar-se, uma vez que as urnas só fecharão cerca das 16:00.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®