domingo, 2 de Novembro de 2025  02:44
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
06-06-2006

À Terça, n’A Dois é dia de 3810-UA


Aveiro - Programa de Televisão da UA

O programa televisivo 3810-UA que, às Terças à noite, passa no canal A Dois, inicia esta semana com o V Fórum Cidadania Activa, organizado pela associação CIVITAS, noticia hoje o jornal online da Universidade de Aveiro.

Segundo este diário online, o programa desta semana começa com a visita à Reitoria e aos jardins da UA.

O V Fórum Cidadania Activa, organizado pela CIVITAS, levou centenas de crianças a conhecer a Universidade. Nesta iniciativa, que serviu também para falar dos direitos das crianças, não faltaram actividades lúdicas e exposições de alunos.

De seguida, o 3810 dá-lhe a conhecer o trabalho realizado por educadores e formadores, no âmbito da Semana da Prática Pedagógica Supervisionada. Este evento, organizado pelo CIFOP e pelos Departamentos de Didáctica e Tecnologia Educativa e de Ciências da Educação, trouxe dezenas de crianças à UA.

O que também tem trazido jovens à UA é o Projecto Química nas Escolas. O objectivo é mostrar os laboratórios da UA aos alunos do ensino secundário e, conjuntamente com os professores, complementar a teoria das salas de aula com a prática laboratorial.

Em foco está igualmente o ciclo de conferências sobre «Educação e Comunicação em Ciência». A abrir a intitulada «Comunicar a crise do ambiente» esteve o Professor Catedrático da Universidade de Lisboa, Soromenho-Marques que se debruçou sobre as dificuldades e o caminho a seguir quando se fala em Crise Ambiental.

O programa prossegue com as novidades científicas do Departamento de Engenharia Cerâmica e do Vidro, que se dedica, há mais de duas décadas, ao estudo das potencialidades eléctricas dos materiais cerâmicos. Nesse sentido têm vindo a desenvolver pilhas de hidrogénio que funcionam a altas temperaturas e poderão vir a substituir as centrais termoeléctricas.

O 3810-UA termina com a degustação das castas da Bairrada. Os investigadores do Departamento de Química da UA analisaram os aromas e os polissacarídeos dos vinhos, uvas e mostos desta região demarcada do país. Os resultados já foram publicados em revistas científicas e em dois livros editados com o carimbo da Estação Vitivinícola da Bairrada.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®