domingo, 2 de Novembro de 2025  11:01
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
10-06-2006

A cantora e compositora norte-americana actuará em Aveiro


Meredith Monk em Aveiro, no 1º Festival Voz de Mulher

A cantora e compositora norte-americana Meredith Monk actuará em Aveiro em Julho, numa inédita celebração da música vocal e das mulheres que usam a voz como forma principal da sua expressão artística.

Trata-se do I Festival Voz de Mulher, organizado pelo grupo "Segue-me à Capela", que decorrerá dias 07 e 08 de Julho no Teatro Aveirense, e cujo progra ma inclui a canadiana judia Judith Cohen, uma das mais activas divulgadoras da m úsica sefardita.

O objectivo, anunciou hoje a organização, é "promover o papel da mulher na música", "atrair e formar novos públicos", profissionais e estudantis, e "in centivar o surgimento de novas abordagens no panorama musical português".

Alem dos espectáculos, haverá conferências e seminários sobre a utiliza ção da voz, "o mais antigo instrumento musical humano", e uma Feira de discos.

O grupo "Segue-me à Capela", formado há sete anos em Aveiro, é constitu ído por duas sopranos (Cristina Martins e Catarina Moura), três contraltos (Mila Bom, Margarida Pinheiro e Maria João Pinheiro) e uma mezzosoprano (Cristina Ros a).

Embora use ocasionalmente a percussão, os instrumentos do grupo são as vozes.

Meredith Monk, que está a celebrar 40 anos de carreira, é considerada u ma pioneira deste género, que "combina o virtuosismo técnico da musica clássica, com a aspereza e simplicidade da música folk, a liberdade e flexibilidade do ja zz e a excitação do rock".

"Songs From the Hill" (1977), "Light Songs" (1988) e "Volcano Songs" (1 994) são alguns dos álbuns mais conhecidas da autora, só com "música para voz nã o acompanhada", composta por Meredith Monk.

Os seus admiradores descrevem-na como "uma feiticeira da voz" e "a voz do futuro".

Judith Cohen, a outra atracção internacional do I Festival Voz de Mulhe r, especializou-se na música sefardita, a música dos judeus expulsos há cinco sé culos da Península Ibérico, e nomeadamente o "ladino", que mantém traços do port uguês e do castelhano antigos.

O seu último álbum, gravado em 2005 em Madrid, chama-se "Sefarad en Dia spora".


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®