domingo, 2 de Novembro de 2025  16:00
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
23-06-2006

juntou cerca de 250 participantes adultos e 50 crianças.


Aguim - Encontro de Marchas populares no Centro Social

Oito marchas, provenientes do Centro Social e Cultural N. Senhora do Ó de Aguim, Paraíso Social, Aguada de Baixo, Associação Social de Avelãs de Caminho, Centro Social e Cultural de Avelãs de Cima, Centro Social e Cultural da Poutena, Santa Casa da Misericórdia de Anadia; Centro Social da Moita; Centro Recreativo e Cultural da Pedralva e Centro Social Maria Auxiliadora de Mogofores, desfilaram, na penúltima quarta-feira, à tarde, num encontro de marchas, organizado pelo Centro Social e Cultural Nossa Senhora do Ó de Aguim.

Uma iniciativa que, segundo Helena Castro, directora da instituição organizadora, já vai na segunda edição, após o sucesso alcançado no ano passado, e que agora juntou cerca de 250 participantes adultos e 50 crianças.

Helena Castroreferiu que é objectivo primordial da iniciativa “o convívio inter institucional”. “Procurámos juntar várias instituições da zona para que os seus utentes pudessem conviver uns com as outros. Oferecemos o almoço, composto por sardinha, caldo verde e fêveras, e da parte da tarde cada instituição desfilou com motivos relativos aos costumes das suas terras”.

O desfile iniciou-se por volta das 14.45 horas com a marcha infantil da Instituição de Aguim, a mostrar o seu colorido, seguida dos adultos com a Marcha Guinata.

De Aguada de Baixo, o Paraíso Social representou as Mondadeiras, enquanto que de Avelãs de Cima, os marchantes pretendiam recriar os antigos moinhos. Aqui os elementos apresentavam-se vestidos de castanho, com um boné com restos de farinha.

De Avelãs de Cima, o Centro Social e Cultural representava os manjericos, até porque o São João está à porta.

Já as Lavadeiras eram encenadas pelos utentes do Centro Social e Cultural da Poutena, enquanto que a Santa Casa da Misericórdia de Anadia representava a “Nossa Anadia”, seguindo-se “a Marcha da Moita, do Centro Social da Moita.

Para dar de beber a todos os presentes, surgiu o Centro Social da Pedralva com uma alusão à histórica Fonte de São João, enquanto que o Centro Social Maria auxiliadora de Mogofores encerrava o desfile, trazendo ao “palco” um ar primaveril.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®