domingo, 2 de Novembro de 2025  16:00
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
28-06-2006

A acção foi realizada junto à Biblioteca Municipal de Aveiro


Aveiro - Recolha de assinaturas pela despenalização em Aveiro e Coimbra

O oitavo aniversário do referendo sobre o aborto foi hoje assinalado em Aveiro e Coimbra com a recolha de assinaturas em favor da despenalização da interrupção voluntária da gravidez até às 12 semanas.

A acção foi realizada junto à Biblioteca Municipal de Aveiro, pelo Movimento Democrático das Mulheres (MDM) e pela União dos Sindicatos de Aveiro (USA), e na Praça 8 de Maio, em Coimbra, dinamizada pelo PCP local.

Andreia Araújo, da União de Sindicatos de Aveiro, em declarações aos jornalistas, salientou que a Assembleia da República tem uma representação maioritária dos partidos que defendem a despenalização do aborto, pelo que "existem actualmente condições para alterar a lei que penaliza as mulheres".

Nesse sentido, o abaixo-assinado que está a ser organizado deverá ser entregue à Assembleia da República em Setembro, prosseguindo durante o Verão a recolha de assinaturas com bancas montadas nas praias da região.

A fraca participação dos eleitores no referendo de 1998 e o facto de não ser vinculativo, são argumentos invocados para defender que o Parlamento altere a Lei, tanto mais que o resultado daquela consulta aos portugueses "levou a que o aborto continuasse a ser crime por vontade expressa de apenas 16 por cento do total de eleitores, já que houve uma participação de apenas 31 por cento e um resultado de 51 por cento de voto contra a despenalização".

"A verdade é que, oito anos volvidos, continuamos a viver sob a lei da humilhação, da perseguição das mulheres, dos julgamentos e eventuais condenações, de que o julgamento de Aveiro [que, no início de 2004, absolveu 17 arguidos, entre os quais sete mulheres acusadas de terem abortado] é exemplo", afirmou Andreia Araújo, acusando a Igreja e os partidos de direita de desenvolverem "campanhas que utilizam o terror psicológico" contra o aborto.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®