domingo, 2 de Novembro de 2025  05:37
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
04-07-2006

A moção foi aprovada segunda-feira por unanimidade


Aveiro - Assembleia Municipal quer a reabilitação da linha ferroviária do Vouga

A Assembleia Municipal de Aveiro vai enviar uma moção ao Presidente da República e ao Governo reclamando a reabilitação da linha ferroviária do vale do Vouga.

A moção, aprovada segunda-feira por unanimidade na reunião da Assembleia Municipal de Aveiro, foi proposta por António Regala, da CDU e deverá ser também endereçada às áreas metropolitanas de Aveiro, Porto e Viseu, já que a Linha do Vouga serve ainda Espinho e, em tempos, ligou Aveiro a Viseu.

A linha férrea do Vale do Vouga foi desactivada em vários troços, servindo ainda as populações mais litorais dos concelhos de Aveiro, Águeda, Albergaria-a-Velha, Oliveira de Azeméis, São João da Madeira, Feira e Espinho.

A reduzida frequência de automotoras e a falta de investimentos naquela via nos últimos anos tem levado à decadência da Linha do Vouga.

No debate que antecedeu a aprovação da moção da CDU, o socialista Carlos Candal manifestou o seu cepticismo quanto à recuperação da Linha, lembrando que "o primeiro ataque foi feito quando atribuíram os incêndios às locomotivas e, mais recentemente, foi questionada a rentabilidade da sua exploração".

Carlos Candal referiu, contudo, que "milhões de portugueses vão passar a vida toda sem pôr os pés no TGV", pelo que há um fim social na reabilitação da Linha do Vouga que justificam o seu apoio à moção.

Teresa Fidelis, também do PS, defendeu mesmo que deveria ser equacionada a reactivação da Linha entre Aveiro e Viseu, e não apenas dos troços ainda em funcionamento, para a ligação ferroviária funcionar como alternativa ao transporte rodoviário.

Dos partidos da maioria, CDS e PSD, surgiu a insistência para que o trajecto da Linha do Vouga seja aproveitado para metro de superfície.

Para o centrista Jorge Nascimento, "Aveiro deve pensar no metro de superfície até Águeda", embora tenha reconhecido que o investimento pode não ter oportunidade devido à actual situação financeira.

Já António Coimbra, do PSD, lembrou a utilidade do metro de superfície utilizar o canal da actual linha férrea, nomeadamente para ligar o centro da cidade de Aveiro ao estádio de futebol, conforme chegou a ser projectado.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®