domingo, 2 de Novembro de 2025  16:30
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
14-07-2006

Pessoas idosas, bebés e crianças ingiram bastantes líquidos


Radiação ultravioleta em nível

O índice de raios ultravioleta que mede níveis de radiação solar que podem queimar a pele humana vai estar hoje muito elevado, devido às altas temperaturas que se farão sentir em todo o país, segundo o Instituto de Meteorologia.

De acordo com informações disponibilizadas no site do Instituto de Meteorologia (IM), o índice de raios ultravioleta (IUV), vai estar entre as 12:00 e as 16:00 no nível "muito alto" em todas as regiões de Portugal Continental (entre os graus oito e dez) e em nível extremo na região Autónoma da Madeira (grau 11).

No que diz respeito ao arquipélago da Madeira, que estará com o índice de raios ultravioleta no valor 11, o IM recomenda que se evite o mais possível a exposição ao sol e sugere às pessoas que aproveitem para descansar em casa.

O IUV varia entre menor que dois (risco baixo), três a cinco (moderado), seis a sete (alto), oito a dez (muito alto) e igual ou superior a onze (extremo).

No caso dos valores do IUV previstos para hoje em Portugal Continental, o IM recomenda a utilização de óculos de sol com protecção ultravioleta, o uso de chapéus, camisolas, protecção solar e evitar a exposição das crianças ao sol.

A região do país com o nível IUV mais baixo é o grupo oriental dos Açores, nomeadamente a Ilha de Santa Maria, que entre as 12:00 e as 16:00 estará no nível "alto" (grau 7).

Segundos os dados do IM, sete dos 18 distritos portugueses vão estar hoje em alerta "laranja" de risco "moderado ou elevado" para a saúde devido ao calor que se fará sentir ao longo do dia.

Em alerta "laranja" vão estar os distritos de Braga, Guarda, Leiria, Santarém, Lisboa, Évora e Beja.

Estes distritos devem seguir as recomendações feitas pelo Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção civil (SNBPC).

O SNBPC recomenda que as pessoas idosas, bebés e crianças ingiram bastantes líquidos, que vistam roupas leves e evitem sair de casa nas horas de maior calor.

Os distritos de Viana do Castelo, Vila Real, Bragança, Aveiro, Viseu, Coimbra, Castelo Branco, Portalegre, Setúbal e Faro estão hoje classificados com o alerta "amarelo" de risco para determinadas actividades [ao ar livre] dependentes da situação meteorológica.

Apenas as regiões Autónomas da Madeira e dos Açores estão classificadas a "verde" - não se prevê nenhuma situação meteorológica de risco.

O IM emite avisos à escala distrital com diferentes parâmetros meteorológicos e que estão distribuídos pelas cores cinzento (informação em actualização), "verde" (não se prevê situação de risco), "amarelo" (situação de risco para determinadas actividades), "laranja" (risco moderado ou elevado) e "vermelho" (risco extremo).

As previsões do Instituto de Meteorologia para hoje apontam para céu pouco nublado ou limpo e vento fraco e temperaturas elevadas que vão atingir os 41 graus em Beja.

Em Santarém, os termómetros vão subir até aos 40 graus, em Coimbra até aos 38 e em Braga 37 graus.

O IM prevê ainda 36 graus para Castelo Branco, Portalegre e Lisboa, 35 no Porto, 34 em Bragança, e 32 graus na Guarda e em Faro.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®