domingo, 2 de Novembro de 2025  05:41
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
19-07-2006

Objectivo de melhorar as condições e a qualidade da própria água


Silveira - Fonte da Seara em obras

A nascente da Fonte da Seara, na Silveira, entrou em obras, com o objectivo de melhorar as condições e a qualidade da própria água. Investimentos que serão superiores a 10 mil euros, e cujos trabalhos são feitos numa parceria entre a Câmara Municipal de Oliveira do Bairro e a Junta de Freguesia de Oiã.

Depois de concluídas as obras - que se iniciaram, na semana passada, após uma acentuada diminuição do caudal da água que corria nas bicas - o que deverá acontecer ainda hoje, os utentes, logo que autorizados pela câmara, terão uma fonte com mais e melhor água.

No local foi efectuada a drenagem dos solos e a construção de um poço, como forma de recolher a água que se perdia pelos terrenos.

Segundo Dinis Bartolomeu, presidente da Junta de Freguesia de Oiã, foi chamado ao local um geólogo que identificou que a água se estava a perder até chegar às bicas. Assim, foi construído, no local da nascente, um reservatório que permitirá que a água a totalidade da água que nasce acabe por sair nas bicas.

Toda uma área com cerca de 12 metros por 4,5 metros de altura foi devidamente drenada com a colocação de argila, geotêxtil e uma camada com 1,5 metros de pedra.

O autarca refere que agora é necessário esperar que a água comece a sair das bicas completamente pura. “Mal as análises comprovem a sua pureza, abriremos a fonte ao público”, explicou o autarca.

Dinis Bartolomeu não quer apontar uma data, mas diz estar optimista e afirma que dentro de oito ou 15 dias a fonte deverá estar a funcionar.

Entretanto, o vereador do pelouro das obras, António Mota, afirma que as obras efectuadas eram mais do que necessárias e que outras fontes vão entrar em obras. “Uma de cada vez, mas é muito importante preservar os recurso hídricos do nosso concelho”.

O vereador refere ainda que neste momento a população pode utilizar a generalidade das fontes existentes no concelho, já que as águas não estão contaminadas bacteriologicamente.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®