domingo, 2 de Novembro de 2025  10:59
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
31-08-2006

Fermentelos só agora tenta navegar em águas calmas


SC Fermentelos - Construir quase tudo de novo

Apesar de ter arranjado direcção, o que já não acontecia há dois anos, com o clube a ser gerido por uma comissão administrativa, o Fermentelos só agora tenta navegar em águas calmas, muito embora a definição do plantel ainda não esteja totalmente solucionada. A direcção reduziu drasticamente o orçamento e Fernando Silva demorou cerca de quinze dias a dar uma resposta se continuava ou não como treinador. O momento é construir quase tudo de novo rumo à manutenção.

Orçamento de 27 mil euros

José Marques da Silva é o novo presidente do Fermentelos. Empresário de sucesso, ribatejano (nasceu em Benavente) de gema, há 25 anos em Fermentelos, depois de algumas passagens como dirigente, aceitou ser presidente: “Infelizmente, Fermentelos tem muita gente, mas ninguém quer pegar no clube. Sei que para levar a nau a bom porto tenho que ter um poder de encaixe muito grande, disse, com alguma amargura à mistura.

Questionado sobre as linhas mestras de um mandato de dois anos, José Marques da Silva disse: “Muito trabalho e pouco dinheiro. Para esta época não temos grandes trunfos. Vamos até onde nos deixarem ir. Não descer de divisão é o nosso único objectivo”.

Sobre o orçamento, a direcção impôs forte redução. “Vamos gastar três mil euros por mês, prevendo gastar 27 mil euros em toda a época. Vamos apostar nos prémios de jogo em detrimento do subsídio”, aclarou José Marques da Silva.

O presidente do Fermentelos concorda que esta medida é um retrocesso daquilo que foi o passado: “É exactamente isso. Não há dinheiro. A nossa aposta passa pelas camadas jovens que, esta época, deixam de ser autónomas, continuando a ter Salvador Brito e Fernando Sampaio como principais dirigentes, sem esquecer o futebol feminino. Há que apostar na qualidade da nossa formação”.

No que toca a apoios, o líder dos Leões da Pateira diria que “de momento, é zero. A Câmara Municipal de Águeda ainda não definiu os apoios, a Junta de Freguesia de Fermentelos a mesma coisa”.

Amílcar Dias, presidente da Junta de Freguesia de Fermentelos, que assistia a um dos treinos da equipa principal, abordado por Bairrada Desportiva, confessou que é possível que o campo Constantino Marques Duarte tenha uma nova iluminação, em Setembro. Uma boa notícia, sem dúvida.

Equipa 50 por cento nova

A novela em torno da continuidade de Fernando Silva como treinador chegou ao fim. Depois do sétimo lugar da época passada e de ver partir jogadores nucleares na estrutura base da equipa, Fernando Silva protelou a sua continuidade no Fermentelos. Fernando Silva queria garantias, jogadores de qualidade, uma exigência que ninguém pode condenar, porque o campeonato não é para brincadeiras.

Quinze dias após o início dos trabalhos, Fernando Silva lá disse que sim aos dirigentes fermentelenses, embora reconheça que ainda há muita coisa por resolver. Tojó e Carvalhito, duas peças importantes na estrutura da época transacta, dois jogadores imprescindíveis para o treinador, apesar de já estarem a treinar com o grupo de trabalho, ainda não assinaram. Aliás, num dos últimos treinos eram mais de trinta jogadores a treinar.

Questionado sobre os motivos que o levaram a este impasse, do fica não fica, Fernando Silva disse: “Deveu-se à consciência que tenho deste campeonato, extremamente exigente, onde não é possível partir para ele de forma leviana e sem qualidade. Queria ter garantias, sobretudo na qualidade do plantel, porque este campeonato é tão exigente ou mais do que o da terceira divisão nacional”.

Fernando Silva depressa aflorou que não era receio. “Não quero dizer que esteja desfeito. Há muitas perdas, como as de Paulo Sérgio, Santos, João Ricardo e Valter, que foi o melhor marcador do campeonato, o que me obriga a construir uma equipa 50 por cento nova”, frisou o treinador.

Esta tese é consubstanciada no facto de aclamar que o Fermentelos, na época passada, tinha, logo atrás do Águeda, Arouca e Rio Meão, o melhor onze do campeonato, o que, face às limitações financeiras do clube, é difícil ir buscar bons jogadores.

Manuel Zappa

PLANTEL

Guarda-redes: Gil (ex-LAAC) e Ruben (ex-júnior).

Defesas: Zé Eduardo, Cedric, Fonseca, Daniel, Mico, Vítor, Masso, João Marques e Bé (ex-Águas Boas).

Médios: Paiva, Marco, Fernando, Márcio (ex-Alba), Valter (ex-LAAC), Estima, André e Luís Carlos (todos ex-juniores).

Avançados: Renato e Fábio (ex-Eirolense).

Treinador: Fernando Silva

Treinador adjunto: Vítor (ex-Oliveirinha).

Jogos de preparação

Dias 2 e 3 Setembro: Torneio de Oiã

Dia 7/9 - Fermentelos - Serém (19.30h)

Dia 14/9 - Serém - Fermentelos (19.30h).


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®