domingo, 2 de Novembro de 2025  16:29
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
01-09-2006

207 praias estavam autorizadas a içar o galardão


Bandeira Azul - 13 bandeiras nunca foram hasteadas, 10 retiradas e cinco roubadas

Dez Bandeiras Azuis das 207 praias portuguesas galardoadas este ano foram retiradas durante o Verão, cinco foram roubadas e 13 nunca chegaram a ser hasteadas, de acordo com um balanço da Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE).

Em meados de Maio, a ABAE anunciou que 2006 era o melhor ano de sempre:

207 praias estavam autorizadas a içar o galardão, mais 16 do que no ano anterio r.

No entanto, durante os meses de Verão, algumas praias foram perdendo o símbolo de qualidade: a 08 de Junho, a praia algarvia de Salema, no concelho de Vila do Bispo, foi a primeira a ver retirada a Bandeira Azul, devido a problemas na qualidade da água.

Seguiu-se a praia da Costa de Lavos (na Figueira da Foz), por causa de uma estrada construída em cima das dunas, e a Prainha de Água D'Alto, na ilha aç oriana de S. Miguel, também devido a obras.

As praias de São Pedro do Estoril e Moitas perderam a Bandeira Azul por causa de problemas de licenciamento e obras em curso, baixando para 46 o número de bandeiras atribuídas à zona de Lisboa e Vale do Tejo.

A região norte também perdeu uma das 35 bandeiras atribuídas este ano p or causa de obras de requalificação realizadas na praia de Cabo do Mundo, em Mat osinhos.

Além destas seis praias que não chegaram a ver hasteadas as bandeiras p or incumprimento de critérios da associação, outras sete praias algarvias tivera m a mesma sorte, mas por decisão da autarquia local.

A Câmara Municipal de Vila do Bispo optou por nunca hastear aquele símb olo de qualidade nas praias de Cordoama, Castelejo, Mareta, Martinhal, Ingrina, Zavial e Burgau.

A má qualidade da água balnear foi motivo suficiente para a ABAE decidi r retirar, em pleno Verão, as bandeiras de seis praias: Santa Helena (em Torres Vedras), a praia nortenha do Areinho (concelho de Arouca) e as praias algarvias de Ferragudo, Pintadinho, Oura-Leste e Vale do Lobo.

A praia açoriana Ribeira Quente foi a sétima a perder o galardão, depoi s de se verificar que existia problemas de segurança do talude.

A abertura da barrinha de Esmoriz (no concelho de Ovar), uma festa de v erão no areal da praia de Milícias e escorrências na praia de Aveiros (Albufeira ) levaram a que estas três praias perdessem apenas temporariamente a Bandeira Az ul.

Outras cinco praias - Albufeira do Azibo (Macedo de Cavaleiros), Tocha (Cantanhede), Formosa (Torres Vedras), Maças e S. Julião (ambas em Sintra) - tam bém perderam, mas por uma razão menos gravosa: os galardões foram roubados.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®