domingo, 2 de Novembro de 2025  02:31
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
23-09-2006

O começo do Outono não ocorre sempre na mesma altura


Outuno - Estação começou hoje às 05:03

O Outono chegou hoje às 05:03 a Portugal, marcando o início de um novo ciclo da vida vegetal e animal e igualando o tamanho do dia ao da noite, informou o Observatório Astronómico de Lisboa (OAL).

Ao contrário do que normalmente se pensa, o começo do Outono não ocorre sempre na mesma altura, já que esta data é estabelecida a partir de cálculos ma temáticos para se ajustar ao movimento da Terra.

Segundo o OAL, este ano o equinócio de Outono ocorreu às 05:03 em Portugal Continental e Madeira e às 04:03 nos Açores, instante que corresponde a uma dada posição do Sol no espaço.

Trata-se do "instante em que o Sol corta o equador celeste" no seu movimento aparente anual, sendo aqui o comprimento do dia igual ao da noite.

Conforme explicou uma astrónoma do OAL, o Sol parece mover-se, mas na realidade este movimento aparente é o resultado do movimento de translação da Ter ra em torno do Sol.

A duração do tempo que o Sol leva até regressar à mesma posição deu origem à medida de tempo "ano" (ano trópico), de grande "importância para a humanidade", na medida em que inclui o ciclo das estações e consequentemente o ciclo da vida animal e vegetal.

Acontece que o ano não comporta um número exacto de dias: tem 365 dias, 05 horas, 48 minutos e 45,2 segundos.

Assim, a data do início da Primavera e do Outono diferem de ano para ano.

"Depois de um ano comum de 365 dias, as estações começam, em média, 5 horas e 49 minutos mais tarde nesse ano. Para corrigir esse desvio um dia adicional é introduzido todos os quatro anos (ano bissexto)", explica a especialista.

Daqui resulta que depois de cada quatro anos há um salto de um dia para trás.

A entrada na hora de Inverno ocorre este ano às 02:00 de dia 29 de Outubro, altura em que os relógios deverão ser atrasados 60 minutos em Portugal Continental e na Madeira.

No arquipélago dos Açores, a mudança ocorre à 01:00, devendo os relógio s ser atrasados para as 00:00.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®