domingo, 2 de Novembro de 2025  02:30
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
30-09-2006

Operação conjunta da Força Aérea, Marinha e Polícia Judiciária


Iate apreendido ao largo de Aveiro com 800 quilos de cocaína

A Polícia Judiciária apreendeu sexta-feira, num a acção concertada com a Marinha e a Força Aérea, ao largo de Aveiro, um iate que transportava 800 quilos de cocaína, anunciaram hoje as autoridades policiais.

A embarcação, registada com o nome de "Lady Mary" nas Ilhas Virgens bri tânicas, é um iate de 18 metros que terá carregado a droga a 1.300 milhas a sudoeste dos Açores de um "barco-mãe" cuja identificação é ainda desconhecida da polícia.

Apesar de ter como destino declarado Granada, nas Caraíbas, a a tripulação foi surpreendida a 180 milhas a Oeste de Aveiro, admitindo a PJ que se preparava para fazer o desembarque clandestino da droga para lanchas rápidas, no norte de Portugal ou na Galiza.

A operação conjunta da Força Aérea, Marinha e Polícia Judiciária foi de sencadeada às 06:00 de sexta-feira, com a ajuda dos fuzileiros, que levaram apen as 20 segundos a controlar o barco, que surpreenderam os quatro tripulantes, de nacionalidade canadiana, a dormir e desarmados.

Em conferência de imprensa, o comandante Braz Oliveira, da Marinha, explicou que após informações detalhadas sobre o "Lady Mary" transmitidas pela Força Aérea, a fragata Vasco da Gama posicionou-se a 14 milhas do alvo, de onde partiu um helicóptero que introduziu por via vertical cinco fuzileiros no barco, apoiados pela abordagem de uma lancha semi-rígida com mais três militares.

O efeito-surpresa da operação militar foi totalmente conseguido, tendo os quatro tripulantes da embarcação suspeita sido encontrados a dormir, pelo que rapidamente foi controlado o barco em condições de segurança, para subirem a bordo dois inspectores da Polícia Judiciária, afirmou.

Na preparação da operação conjunta teve especial relevo o papel desempenhado pela Força Aérea, que empregou um P3, aeronave de combate e luta anti-submarina, com três homens na cabine e 12 nos diversos sensores, que permitem identificar e fazer o seguimento de embarcações, conforme explicou o coronel Carlos Ba rbosa, da Força Aérea.

"Trata-se de uma aeronave de patrulhamento marítimo que pode voar 12 horas seguidas e que está dotada de sensores que permitem fotografar, filmar, marcar rotas e interceptar comunicações, a longa distância e sem os suspeitos darem conta, passando essa informação em tempo real às autoridades em terra", explicou Carlos Barbosa aos jornalistas.

Segundo o director adjunto da PJ, responsável pela Direcção Central de Investigação ao Tráfico de Estupefacientes, José Brás, trata-se de uma apreensão de grande relevância no combate ao tráfico internacional, tratando-se de cocaína em elevado estado de pureza, que estaria a ser traficada por uma organização transnacional que vai continuar a ser investigada, em colaboração com as autoridades de Espanha e do Canadá.

A droga apreendida será proveniente da América do Sul e destinada ao mercado europeu, servindo Portugal de ponto de passagem.

Um dos quatro canadianos detidos, estava já referenciado pelas autoridades do seu país.

O "Lady Mary", que terá zarpado do porto da Horta, está referenciado pela PJ desde Maio e tem sido alvo de vigilância apertada desde há três semanas, devido a "movimentações suspeitas" no arquipélago dos Açores, onde permaneceu a a guardar pelo carregamento da droga.

O director adjunto da PJ salienta "o decisivo papel de cooperação e com plementaridade entre as diversas entidades nacionais envolvidas" para o êxito da operação.

Os quatro detidos foram hoje presentes às autoridades judiciárias no tribunal de Aveiro, aguardando-se pela decisão quanto às medidas de coacção a aplicar.

O iate "Lady Mary" permanece apreendido no porto de pesca costeira da Gafanha da Nazaré, Ílhavo, onde decorria, ao início da tarde, uma busca com a participação do Ministério Público.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®