domingo, 2 de Novembro de 2025  18:44
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
04-10-2006

Figura de vulto na freguesia de Bustos


Bustos - Faleceu Engº. Manuel dos Santos Pato

Engº. Manuel dos Santos Pato, 80 anos, filho de Maria da Conceição Almeida Ferreira dos Santos Pato e do Dr. Manuel dos Santos Pato, residente há muitas décadas, em Águeda, concretamente na Mourisca do Vouga, finou-se, na tardinha do último domingo, em viagem de regresso a casa, depois de vividas algumas emoções na Barra. No entanto, Sérgio Ferreira que o transportava, recorreu ainda ao hospital

Durante a tarde, havia-se realizado um encontro de bustuenses com descendentes de um dos “pais” da freguesia, Jacinto dos Louros, cuja figura irá ser trazida à luz, muito em breve, graças a um trabalho de pesquisa do jornalista Belino Costa, também presente naquela reunião bairrista.

Manuel dos Santos Pato, o “Neo”, como era conhecido, é figura de vulto na freguesia de Bustos, muito ligado às suas iniciativas, nomeadamente à construção da igreja, embora não praticante.

Desportista de eleição, criou nos tempos de juventude o Clube de Futebol os azuis de Bustos, que se fundiu com o Futebol Clube de Bustos, que deu origem, mais tarde, à União Desportiva de Bustos.

Com Arsénio Mota, Dr. Assis Rei e Dr. Jorge Micaelo, entre outros, fundava também a Comissão de Melhoramentos

Activista desde moço, contra o governo da ditadura, estudante em Coimbra, adere ao MUD. Conclui o curso de engenharia civil na cidade do Porto, altura em que se filia no MUD e participa em várias reuniões clandestinas de figuras da oposição, o que origina ser preso em 1960 pela Pide, indo parar aos calabouços de Caxias onde permaneceu dois meses.

Com a democracia implantada, Manuel dos Santos Pato foi eleito para Assembleia Constituinte pelo Partido Socialista e fez algumas intervenções.

Era casado com Celina Marques Correia dos Santos Pato e pai de Manuela Maria e Carlos Manuel Correia dos Santos Pato é ambos engenheiros. Manuela Maria Santos Pato, chefe de Divisão de Obras da câmara municipal de Oliveira do Bairro.

O funeral realizou-se, na tarde de ontem (18 horas), terça-feira, para o cemitério da Trofa.

Jornal da Bairrada apresenta condolências a toda a família em luto, especialmente à engª. Manuela Pato.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®